JULHO AMARELO: Prefeitura realiza ações para prevenir os riscos de hepatites virais

12/07/2018

A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 16, as ações de intensificação de testagem para hepatites B e C, preconizada pelo Ministério da Saúde. A ação leva o nome de Julho Amarelo.

As ações terão início na próxima segunda-feira, dia 16, e seguem até o dia 31/07. O objetivo do "Julho Amarelo" é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e tratamento da hepatite B e C.

O teste é gratuito e sigiloso fica pronto em 15 minutos. Para fazer os exames NÃO é necessário estar em JEJUM, levar somente o CNS e RG.

Dentre a meta das ações de testagem para toda população, o foco é nas pessoas maiores de 40 anos, o grande desafio, principalmente na população desta faixa etária é o diagnóstico da doença. Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas. Essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não saber que são portadoras do vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite B e C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

Os interessados podem fazer o teste em uma unidade de saúde mais próxima de sua residência ou no Posto de Saúde do Centro (Postão), de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 10:30 e das 13:00 às 16:30.

• No dia 20/07, das 16:00 às 20:00, haverá uma ação "Extra Muro", na Praça Nicolino Rondó (Centro)
  • No dia 28/07, sábado das 08:00 às 15:00, haverá o "Dia D" contra hepatites virais. A ação será no Posto de Saúde Central (Postão).