SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE DENGUE EM VENCESLAU

11/01/2019

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Presidente Venceslau promoveu nesta quinta-feira (10), no salão paroquial, uma oficina técnica de capacitação. O evento foi aberto pela secretária Maria Augusta Melchior Corrêa, que explicou aos participantes o objetivo do encontro que reuniu agentes públicos das cidades da região.

O prefeito Jorge Duran foi representado no evento pelo Secretário de Gabinete, Elcio Júnior, que falou sobre as ações da administração pública voltadas para o combate à dengue, como o arrastão que estará sendo promovido na cidade durante todo o mês de janeiro numa operação que envolve três secretarias municipais.

Médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família do município e região receberam informações técnicas sobre dengue. Os profissionais foram orientados sobre a notificação dos casos suspeitos, o diagnóstico da doença e o manejo dos pacientes.

A secretária Maria Augusta explica que o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE22), contando com a participação do capacitador Dr. Claudionor Inácio Pelaz, que expos aos presentes importante conteúdo, atualizando os médicos e enfermeiros do município e região.

“Fizemos uma revisão sobre o tema e expusemos as mudanças que foram feitas em questões como a notificação, o uso do cartão de acompanhamento da dengue e arrastão contra epidemia, com limpeza nos quintais, operação “Bota Fora”, englobando todo o município, além de atualizar os profissionais sobre o protocolo de atendimento dos casos suspeitos”, disse Mara Weller – Coordenadora de Atenção Básica.

A coordenadora acrescentou ainda que o objetivo foi qualificar os profissionais que ficam na ponta do atendimento, mais próximos da população para que, além de um atendimento correto e adequado à doença, seja executado o trabalho de conscientização dos cidadãos.

Participaram também da capacitação profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e (ESFs), José Carlos Cardoso (Encarregado do Setor de Presidente Venceslau - SUCEN), Regina Aparecida Azenha Tagima (Diretora Técnica de Saúde Vigilância GVE 22).