Duran defende trem turístico na região e busca soluções para Venceslau
25/11/2013
Na manhã desta sexta-feira, 22, o prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran participou de uma reunião na cidade de Álvares Machado, que contou com a presença de mais sete prefeitos da região, entre eles, o prefeito “Picucha” de Presidente Epitácio.
Na oportunidade, os chefes do poder executivo, trataram da implantação de um trem turístico partindo de Presidente Prudente com destino a Presidente Epitácio, e fizeram pedidos para o superintendente regional do Dnit, Ricardo Madalena, e o assessor da diretoria de relações institucionais da ALL, Emanuel Tavares Costa Júnior.
O prefeito Duran defendeu a criação do projeto na região com o objetivo de revitalizar o transporte ferroviário, e recuperar prédios das estações ferroviárias das cidades.
“Acredito que será de extrema importância a implantação do trem turístico para a região. A medida terá um valor cultural muito grande, uma vez que, cada estação deverá contar um pouco da história da cidade para os turistas que participarem do trajeto”, destacou Duran.
No trajeto entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio, o trem faria paradas de aproximadamente 20 minutos em cada uma das estações presentes no trecho. Dessa forma, caberá a cada município recuperar os prédios abandonados e transformar esses locais em pontos turísticos.
A princípio, a intenção é contratar uma empresa especializada no transporte turístico ferroviário, para explorar o roteiro aos fins de semana e feriados. Ainda que o serviço não seja terceirizado, o Dnit já se comprometeu a conceder vagões de passageiros e imóveis pertencentes à extinta Rede Ferroviária Federal, localizados no eixo da antiga Ferrovia Sorocabana, para viabilizar a iniciativa.
O prefeito venceslauense esteve acompanhado do Chefe Municipal do Setor de Trânsito, Edvaldo Sorigotti, e dialogou com o assessor da diretoria de relações institucionais da ALL, Emanuel Tavares Costa Júnior, no objetivo de regularizar a passagem de nível “Arlindo Pinto da Silva”, localizada nas proximidades da antiga estação ferroviária.
(ASSESSORIA MUNICIPAL DE IMPRENSA)