Combate a Leishmaniose continua em Presidente Venceslau
28/11/2013
A Prefeitura Municipal através do Núcleo de Controle de Endemias continua com as ações de manejo ambiental, visando à retirada de materiais que sirvam de locais para a proliferação do mosquito palha transmissores da Leishmaniose.
Desde o mês de setembro os funcionários do NCE estão percorrendo os imóveis da cidade, com orientando aos moradores para que façam a retirada de materiais em decomposição, madeiras, troncos e entulhos dos quintais e efetuem o recolhimento de folhas, frutos e fezes de cães.
Já foram retirados mais de 70 caminhões desses materiais em cerca de 3.000 imóveis visitados pelos agentes. Junto a esse trabalho, estão sendo coletadas amostras de sangue dos cães para análises e a borrifação com inseticida nas residências, além de notificações a terrenos baldios sujos para que seja efetuada a limpeza dos mesmos.
O trabalho, que teve inicio no jardim Alvorada, passando pela Cecap, Vicentina, área s da Bonfim, Vila Luiza, deverá ainda percorrer varias outras áreas da cidade.
Para a próxima semana os trabalhos de manejo se concentrarão no Jardim Ipanema e Cidade Jardim, onde já está ocorrendo à coleta de sangue dos cães para serem analisadas.
Já na área central da cidade estão acontecendo ações do plano de intensificação de combate a dengue, com visitas feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde dos ESFs que estão fazendo orientações aos moradores e o tratamento focal em recipientes propícios ao Aedes Aegypti transmissor da dengue.
É importante salientar a preocupação das autoridades sanitárias do município, tendo em vista o forte calor e o período chuvoso que se iniciará, por isso pedem à população que colaborem com os trabalhos dos agentes, procurem colocar em pratica as orientações recebidas, pois tanto a Leishmaniose quanto a dengue são doenças graves e que dependem das ações de cada um no seu dia a dia.
(Assessoria Municipal de Imprensa)