Escola ‘Arthuzina de Oliveira D’Incao’ atenderá 240 alunos no programa mais educação
07/02/2014
A EMEF “Prof.ª Arthuzina de Oliveira D’Incao” será a primeira escola do município de Presidente Venceslau a participar do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), que oferece uma jornada de educação em tempo integral.
A proposta do Programa é ampliar o tempo e o espaço da educação, ou seja, que os estudantes passem pelo menos mais três horas diárias com atividades educativas. Esse tempo a mais na escola é realizado através de oficinas. O MEC propõe uma grande listagem de oficinas e cada escola escolhe 6 delas.
A EMEF Prof.ª Arthuzina de Oliveira D’Incao atenderá 240 alunos divididos nos dois turnos, manhã e tarde, nas oficinas de acompanhamento pedagógico (letramento e alfabetização), judô, percussão, capoeira, recreação e lazer/brinquedoteca e horta.
Alguns critérios básicos nortearão a participação dos alunos no programa, como o índice de vulnerabilidade social e a participação no Programa Bolsa Família. Os alunos serão organizados em oito turmas: 04 no contraturno da manhã e 04 turmas no contraturno da tarde. Para os alunos que irão frequentar o ensino regular à tarde, as atividades terão início às 9 horas da manhã com um café da manhã e encerrarão às 12h com o oferecimento do almoço para que possam ingressar no ensino regular às 12h30m. Já os alunos que frequentam o ensino regular no período da manhã e saem às 11h40m irão almoçar também na escola e às 12h darão início às atividades nas oficinas do Programa Mais Educação até às 15h encerrando com o lanche da tarde.
O Programa terá o seu início no mês de fevereiro e as oficinas serão ministradas por monitores com habilidades nas modalidades das oficinas e que receberão ajuda de custo para alimentação e transporte, em regime de trabalho voluntariado.
Segundo a coordenadora do programa, Márcia Gomes da Silva Nunes, os recursos do Programa Mais Educação enviados pelo FNDE já estão sendo utilizados na compra de vários materiais: instrumentos musicais para a oficina de percussão, tatames e quimonos para a oficina de judô, roupas e instrumentos musicais para a oficina de capoeira, equipamentos para a horta, jogos e brinquedos diversos e de excelente qualidade para as oficinas de recreação e lazer/brinquedoteca e acompanhamento pedagógico.
Para a coordenadora do Programa “A ampliação da jornada escolar, ou seja, do tempo de permanência do estudante na escola, passando para no mínimo 7 horas diárias, é para acontecer de forma que privilegie uma proposta diferenciada de currículo. Não se propõe a realização de outro turno que em nada se diferencie do anterior e simplesmente manter os estudantes mais tempo na escola. Sonha-se com um turno onde os alunos das classes populares tenham acesso a saberes que, de uma forma geral, eles não tem, mas que agora será uma realidade em nossa escola.”
O Secretário Municipal de Educação, Sebastião Erculiani, acrescentou que “esta é mais uma conquista da administração do prefeito Jorge Duran, que não tem poupado esforços no sentido de melhorar a Escola Pública Municipal, celebrando convênios que aumentam a permanência do aluno na escola, melhorando assim sei desempenho. Este projeto representa a nossa intenção em aumentar o número de escolas que proporcionam formação integral aos alunos”, disse.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com quatro escolas de período integral, sendo a EMEFEI “Aparecida Therezinha de Medeiros”, EMEFEI “Profº Lúcio Mariano Pero”, EMEI “Profª Vitalina de Almeida Prado Ribeiro”, e EMEI “Profº Dagoberto Rodrigues da Silva Pinto”.
Segundo Erculiani, “a médio prazo haverá adequação dos prédios para a implantação do período integral em outras escolas do município”.
(Assessoria Municipal de Imprensa)