CAPS DE VENCESLAU ACOLHE HOMEM DESCONHECIDO E ENCONTRA SEUS FAMILIARES NA BAHIA
26/04/2014
Numa ação conjunta das Unidades de Saúde Mental (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Assistência, ambas da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau foi resolvido o problema de um paciente, conhecido na cidade como "homem da árvore".
O senhor João Batista Santana encontrava-se morando embaixo de uma árvore, localizada nas imediações da AABB. Ele apresentava atitudes anormais e desconexas, o que exigiu a intervenção da saúde mental do município de Presidente Venceslau, que o internou no Hospital Bezerra de Menezes, no dia 12 de julho de 2013, onde obteve uma recuperação impressionante.
Durante o período de internação foi realizada uma pesquisa social em busca da descendência do paciente, quando os agentes de saúde mental descobriram que existiam parentes que o procuravam havia mais de dois anos no Estado da Bahia.
Com essa informação, a enfermeira Aline e o técnico de enfermagem Messias promoveram, nesta quinta-feira (24), em São Paulo, no Terminal Rodoviário do Tiete, um emocionante reencontro do paciente João Batista Santana com a sua família, que reside em Teixeira de Freitas, no Estado da Bahia.
“Nossa equipe de Saúde Mental ficou muito feliz ao ver a melhora do paciente, e mais ainda, quando pudemos fazer a reinserção social do paciente junto à sua família”, comentou Susierleia Szymzok, Coordenadora de Saúde Mental de Presidente Venceslau.