PREFEITO DURAN PEDE INVESTIMENTO DA DEFESA CIVIL NO JARDIM EUROPA
29/05/2014
O prefeito Jorge Duran esteve nesta quarta-feira (28) em São Paulo. Foi reivindicar recursos para acabar com área de alagamento no Jardim Europa. As galerias instaladas no local são insuficientes para o escoamento de águas pluviais.
Acompanhado de moradores do bairro Reginaldo Albertin e Francisco Ferreira de Souza, o prefeito Duran e o deputado estadual Mauro Bragato foram recebidos pelo secretário da Casa Militar, coronel José Roberto (foto), que é Chefe da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Duran fez protocolizou o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento que estima um investimento de R$ 1,2 milhão para construção de rede auxiliar de galerias. O objetivo é captar as águas da avenida Faustino Rodrigues Azenha até o Parque São Francisco.
O coronel José Roberto (Defesa Civil), no momento da reunião, determinou que um agente viesse com urgência para Presidente Venceslau. E já na manhã desta quinta-feira (29), o trabalho de vistoria foi realizado pelo engenheiro Fabiano Soares .
“Foi dado um importante passo para resolvermos mais esse problema de infraestrutura no bairro Jardim Europa. A área de alagamento tem causado estrados nas residências, sendo o último ocorrido durante as chuvas fortes do mês passado”, comentou Duran.
O arquiteto Dílson Leite, secretário municipal de Obras da Prefeitura Municipal, acredita que, com a aprovação e execução do projeto não haverá mais alagamento no local. “O estudo foi feito com base em laudo de macrodrenagem”, acrescentou Leite.
Dílson Leite explica ainda que com o passar dos anos a área urbana passa por obras que impermeabiliza o solo, fazendo com que a água escoe pelas galerias. “Com isso ocorre o fenômeno de afogamento da drenagem existente”, acrescenta.
O problema de alagamento está concentrado na área baixa do Jardim Europa. Nas últimas chuvas, moradores chegaram a perder móveis com a enxurrada que invadiu suas residências. Além dos danos, a força das águas assustaram os residentes naquela região da cidade.