DURAN PARTICIPA SOLENIDADE DOS 23 ANOS DO 42º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR
11/06/2014
O prefeito Jorge Duran prestigiou na manhã desta quarta-feira (11) a solenidade alusiva ao 23º aniversário do 42º Batalhão da Polícia Militar de Presidente Venceslau, comandado atualmente pelo Tenente Coronel PM Marcelo Monteiro.
Os prefeitos Hamilton Cayres de Sales (Marabá Paulista) e Arlete Zanforlin (Ribeirão dos Índios) e o presidente da Câmara de Vereadores de Presidente Venceslau, Nilson Scalon, além de outras autoridades, também estiveram presentes. O evento aconteceu no anfiteatro da Uniesp.
Compondo a mesa principal (foto), o prefeito Duran fez uso da palavra para enaltecer a importância do 42º BPM-I e esforço daqueles que conseguiram implantar a unidade de policiamento em Presidente Venceslau que foi oficialmente inaugurada no dia 12 de junho de 1991, sob o comando do Tenente Coronel PM Jácomo Antunes de Andrade.
A solenidade começou com a leitura do informativo especial pelo Subcomandante Major Andrius Amaral de Almeida. Em seguida, houve entrega de láureas de mérito policial aos policiais que se destacaram na execução de suas funções, especialmente em operações policiais.
Os antigos integrantes da Força Púbica que deu origem à Polícia Militar, os venceslauenses Aristides Mendes (PM Mendes) e Aécio Flávio Benvengo, foram homenageados com placas. Eles são os dois únicos integrantes da antiga instituição de segurança que moram hoje em Presidente Venceslau.
Tenente Coronel PM Jácomo Antunes de Andrade, primeiro comandante do 42º Batalhão, contou a história da formação da unidade, destacando todas as pessoas que atuaram e contribuíram para o projeto. Ele contou a origem da proposta, que nasceu, principalmente, em razão de conflitos fundiários na região.
“A história contada e escrita mostra como foi bonita a sincronia de esforços de abnegados cidadãos que estabeleceram na nossa cidade a sede do 42º Batalhão da Polícia Militar. Graças ao empenho daqueles pioneiros comandantes e autoridades políticas temos hoje aqui essa excelência de instituição de segurança pública”, comentou Duran.
Duran também enalteceu a falta do primeiro comandante do BPMI, Tenente Coronel Jácomo. “A fala do Coronel Jácomo demonstra a história de uma pessoa que tem a trajetória de vida e de trabalho relevantes à sociedade. Seria um prazer ouvi-lo muito porque as histórias são agradáveis e contam a história do 42º Batalhão”, complementou Duran.
O prefeito destacou os projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, como Proerd e outros, conjuntamente com a Polícia Militar, além de mencionar a realidade atual do município e região, que é diferente daquele momento da implantação do 42º Batalhão.
“A nossa realidade hoje não é mais aquela de invasões de terras. Temos outros problemas, com os presídios aqui instalados. Mas com a atuação da PM tudo está em ordem. No campo, o que existe hoje é uma agricultura familiar forte e atuante, que fornece alimentos para as entidades assistenciais de Presidente Venceslau e para a merenda escolar”, elogiou Duran, ressaltando a importância dos assentamentos agrários implantados na cidade e região.
O 42º Batalhão é responsável pelo policiamento em onze municípios da região (Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio, Santo Anastácio, Rosana, Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista, Caiuá, Marabá Paulista, Piquerobi e Ribeirão dos Índios). São 04 Companhias (sendo uma de Força Tática), 09 Pelotões, 05 Grupos, além do efetivo administrativo da sede do Batalhão,que atende a toda circunscrição regional.
Implantado na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal, o primeiro endereço da 42º BPM/I foi a avenida João Pessoa, 565, centro e atualmente sua sede está localizada na avenida Carlos Platzeck, 597, Jardim Coroados, em imóvel cedido pela Prefeitura Municipal.