PREFEITO DURAN REÚNE RECICLADORES E PEDE EMPENHO NA COLETA SELETIVA
12/06/2014
O prefeito Jorge Duran reuniu na manhã desta quinta-feira (12) os membros da Associação de Recicladores. A reunião aconteceu no Gabinete e contou com a presença do secretário municipal Rodolfo Seddig (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente-SEAAMA) e do Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Presidente Venceslau, Amauri Dias, além do vereador José Carlos da Silva (Zé Carlão).
O objetivo é promover uma melhoria do serviço de coleta seletiva. “Queremos um plano de trabalho, com programação setorial, com percurso e horários para a coleta seletiva. A população precisa saber quando, onde e em que horário os coletores passarão. Do jeito que está não pode ficar”, cobrou o prefeito Jorge Duran na reunião com os recicladores.
Na oportunidade, Duran determinou que o Setor de Desenvolvimento Econômico ofereça suporte jurídico necessário para regularizar a associação. “A nossa proposta é transformar a associação em cooperativa. Com isso, trataremos com um grupo legalmente regularizado, o que poderá melhorar as condições de trabalho e renda dessas pessoas”, disse Duran.
Amauri Dias, superintendente de Desenvolvimento Econômico, ficará a cargo da regularização da associação, que poderá ser transformada em cooperativa. Já o secretário municipal Rodolfo Seddig (SEAAMA) disponibilizará suporte para elaboração do programa, com dias, horários e itinerário da coleta seletiva em toda a cidade.
“O prefeito está dando uma oportunidade para essas pessoas que já executam a coleta seletiva na cidade. Como se trata de uma questão ambiental importante, não queremos terceirizar para outras empresas e grupos de fora da cidade. Agora, se não houver organização, teremos que procurar meios para melhorar a coleta seletiva”, explicou Seddig.
Atualmente, a Prefeitura Municipal, como forma de subsídio ao serviço de coleta seletiva, disponibiliza um caminhão e motorista para ajudar a Associação de Recicladores a executar o serviço na cidade. Entretanto, o serviço é realizado sem organização, causando transtorno para a população que está consciente e está fazendo a separação do material reciclado.
Além do caminhão e motorista, a Prefeitura Municipal oferece aos recicladores um barracão, localizado no aterro sanitário, para a separação do material. Cerca de vinte pessoas trabalham na reciclagem, através da associação. Essas pessoas sobrevivem exclusivamente da coleta seletiva, recebendo um ganho compatível à média do mercado normal de trabalho.
O prefeito Jorge Duran deu um prazo aos recicladores para que se adequem e organizem a coleta seletiva. “Esperamos que tudo dê certo e que vocês se organizem, para que o cidadão saiba quando vocês vão passar, o dia, o horário. Assim todos ganham. Vocês, com o aumento da renda. A população que já está conscientizada sobre a reciclagem e se estimulará ainda mais em separar o que é reciclável do lixo. E, na ponta final e principalmente, a natureza, que encontrará em vocês o instrumento de preservação ambiental”, finalizou Duran.