PRESIDENTE VENCESLAU SEDIA REUNIÃO INTERMUNICIPAL SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS E PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE/AZUL
05/08/2014
No último dia 25 de julho, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAAMA) da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau sediou a I Reunião do Grupo de Municípios Conveniados do Programa Município VerdeAzul para tratar sobre o programa e trocar experiências sobre diretivas de resíduos sólidos.
O presidente e interlocutor Marcos Antônio da Silva (Marquinhos da SEAAMA-Presidente Venceslau) e a secretária e interlocutora de Marabá Paulista, Rosimeire Aparecida da Costa, conduziram os trabalhos que reuniu os municípios de Venceslau, Marabá, Álvares Machado, Anastácio e Caiuá.
A abordagem do tema "Pneus Inservíveis têm destinação adequada", divulgado na imprensa local e regional, foi o primeiro assunto a ser tratado, como forma de divulgação do eco ponto de coleta de pneus inservíveis, que funciona em barracão localizado em Presidente Venceslau, com supervisão da bacharelando em engenharia ambiental Nangly Xavier Ribeiro (SEAAMA).
"Por força de convênio com a Associação de Indústrias de Pneumáticos (RECICLAMIP), Presidente Venceslau é eco ponto de recebimento deste material que é encaminhado para reciclagem. Além dos descartes produzidos no município, recebemos pneus inservíveis de Álvares Machado, Santo Anastácio, Caiuá, Piquerobi e Marabá Paulista", disse Marquinhos.
A interlocutora Rosimeire Aparecida da Costa (Marabá Paulista), responsável pela confecção dos íncones de inspeção veicular, solicitou que cada interlocutor relatasse o resultado da primeira inspeçlão veicular da fumaça preta dnos veículos a diesel da frota própria de cada município.
O interlocutor Marcos Antônio da Silva também aproveitou a oportunidae psra divulgar a implantação da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Presidente Venceslau, que já está em funcionamento e que representa uma expectativa de aumentar a vida útil do aterro sanitário e geração de renda às famílias envolvidas.
Município VerdeAzul - É um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade. Visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.
Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.
A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.