PRESIDENTE VENCESLAU TEM CLASSIFICAÇÃO ACIMA DA MÉDIA NA ÁREA DA SAÚDE
01/12/2014
A Prefeitura Municipal recebeu nesta semana do Ministério da Saúde (DAB) a primeira lista de certificação do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ -– AB). Presidente Venceslau foi classificado como “Acima da Média”. Nesta lista de certificação estão sendo contemplados 5.041 municípios, referentes a quase 30 mil equipes de Atenção Básica, 19 mil equipes de Saúde Bucal e 1500 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Uma nova lista complementar será divulgada em breve.
O PMAQ é um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. “
Recebemos essa classificação “Acima da Média” com muita satisfação. Todos sabem as dificuldades que a área da Saúde enfrenta diariamente com a falta de recursos, ainda assim vemos que com nosso empenho e dedicação temos conseguido atender a população da melhor maneira possível”, declarou o prefeito Jorge Duran.
Neste programa o Ministério da Saúde utiliza três critérios para avaliar o município, como o uso de instrumentos autoavaliativos, desempenho em padrões de qualidade verificados in loco (no local) por avaliadores externos e o desempenho em resultados no monitoramento dos 24 indicadores de saúde contratualizados.
Dentro desses indicadores está a saúde da mulher com exame citopatológico (papanicolau) em dia e com gestantes com pré-natal regular, saúde da criança com a proporção de crianças até 4 meses com aleitamento exclusivo, e as demais com a vacinação e consultas periódicas em dia, quantidade de visitas dos agentes de saúde e o controle de diabetes e hipertensão da população em geral, saúde bucal entre outros.
“Nosso objetivo é atender bem e atender sempre a população de Presidente Venceslau. Eu e toda a equipe da saúde sentimos com essa classificação que estamos trilhando no caminho certo e iremos continuar esse trabalho com objetivo de melhorar sempre nosso atendimento a população, visando o crescimento nos índices do PMAQ e do IDSUS”, comentou Susi Bonifácio, Secretária da Saúde de Venceslau.