DURAN RECEBE PRÓ-REITOR DE EXPANSÃO E INFRAESTRUTURA DO INSTITUTO FEDERAL
15/12/2014
O prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, recepcionou na tarde desta sexta-feira (12) o pró-reitor Silmário Santos, do Ministério da Educação (MEC), responsável pela implantação, infraestrutura e extensão dos institutos federais no Estado de São Paulo. O secretário municipal de Planejamento, Zinho Rachopi, apresentou o projeto em trâmite no Ministério.
O pró-reitor fez uma vistoria oficial no prédio ofertado pelo Município para instalação de um campus avançado do Instituto Federal. Trata-se de uma unidade voltada para cursos de profissionalização e aperfeiçoamento que atenderá 400 alunos em dois turnos com um corpo técnico de 20 docentes e 13 agentes técnicos específicos.
Duran disse que a implantação do campus em Presidente Venceslau é projeto de governo que vem sendo tratado desde o início da administração junto ao MEC e, inclusive, com reuniões. O prédio oferecido pelo Município foi vistoriado pelo pró-reitor de expansão em atendimento a uma solicitação do Ministério e do reitor Doutor Eduardo Antonio Modena, do Instituto Federal do Estado de São Paulo.
Segundo o secretário municipal Zinho Rachopi (Planejamento), a Prefeitura já apresentou ao Ministério o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que identificou o contexto social, econômico e vocação para o direcionamento dos cursos a serem implantados no compus venceslauense. “Este PDI foi apresentado juntamente com a manifestação de onze municípios da região apoiando a nossa iniciativa”, acrescentou Rachopi.
“Estamos bem avançados nesta reivindicação, com estudos elaborados, aprovações pela Secretaria Tecnológica do Ministério (SETEC) e agora tivermos a grata satisfação de ouvir do pro-reitor de expansão, o Doutor Silmário, a manifestação de que o prédio que oferecemos atende os requisitos básicos exigidos pelo MEC”, comentou o prefeito Jorge Duran.
A administração municipal está promovendo as articulações necessárias para a aprovação para implantação de um campus federal. “É um sonho que esperamos conseguir realizar. Um instituto federal em Presidente Venceslau vai dar opção de profissionalização, com qualidade, transformando em agregação de renda e valores entre comunidade de toda a nossa região”, finalizou Duran.