FRUTA VALIOSA TEM PREÇO ACESSÍVEL NA FEIRA MUNICIPAL DO AGRICULTOR FAMILIAR
20/01/2015
A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.
A fruta tem benefícios relacionados ao seu poder antioxidante, como proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes; ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa; combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3; e regular o intestino pois tem oligossacarídeos.
Além destes benefícios, a pitaya serve para emagrecer, pois contém poucas calorias, sendo uma fruta muito boa para se incluir em dietas de emagrecimento e porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite. A pitaya tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.
Pode-se consumir a polpa da pitaya ao natural sozinha, ou em saladas, assim como processada como refresco, geléias ou doces. A polpa pode também ser utilizada para variadas preparações como: iogurtes, tortas, sucos, doces e sorvetes.
Existem três variações de pitaya: a vermelha, que é rosa avermelhada por dentro e por fora, a pitaya amarela, com casca amarela e branca por dentro, e a pitaya branca, que tem casca rosa e é branca por dentro.
Essa fruta tão valiosa, e de excelente sabor, está na época de sua melhor safra e a população de Venceslau pode encontrá-la, por um preço baixo, na Feira Municipal do Agricultor Familiar que acontece todas as sextas-feiras das 16h até as 20h na praça do correio em frente ao prédio da Seaama, da antiga Estação Ferroviária.