PREFEITO DURAN INCENTIVA CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE
30/01/2015
O prefeito Jorge Duran, preocupado com a saúde dos munícipes, novamente lembra a população que nesta época do ano, de dias de chuva, é necessário que todos colaborem cuidando do seu quintal, eliminando tudo que possa acumular água, evitando assim que se forme qualquer foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Trata-se de uma doença grave e a Prefeitura de Venceslau precisa do apoio e da participação ativa da população para termos sucesso no combate à dengue”, conclamou o prefeito Duran.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. É uma doença grave e pode matar. Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica, entretanto depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, com sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele, além de outros sendo que na forma mais grave pode evoluir para insuficiência circulatória.
A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito, que ocorre em água parada e acumulada tanto dentro como fora de casa.
Em caso de suspeitas e aparição dos sintomas procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima. “Com o empenho de toda sociedade, praticando pequenas atitudes e cuidados diários, podemos manter o mosquito da dengue longe dos nossos filhos, da nossa família e da nossa cidade”, finalizou Duran.