DIVISÃO DE SAÚDE DIVULGA NÚMEROS DE CASOS DE LEISHMANIOSE EM PV
12/02/2015
Com objetivo de dar transparência e demonstrar a situação preocupante do alto número de incidência de leishmaniose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou relatório com os números de casos da doença registrados em Presidente Venceslau.
O quadro exige reforço nos trabalhos de bloqueio e eliminação do mosquito palha, transmissor da doença. Para tanto, um procedimento administrativo emergencial está sendo realizado para contratação de 12 funcionários temporários.
De acordo com a SMS, em 2014 foram realizadas 1.163 coletas em animais com 545 resultados positivos e 450 animais sacrificados. Houve ainda 4 casos confirmados de leishmaniose em humanos.
Neste ano, o Setor de Vigilância Epidemiológica já registra a coleta de material em 35 animais, com 24 casos positivos e 01 caso suspeito em humano, sendo que o paciente está sendo atendido no Hospital Regional de Presidente Prudente.
DENGUE – A situação da dengue também é extremamente preocupante em Presidente Venceslau. Vários casos suspeitos foram registrados e epidemia registrada em municípios da região propicia a disseminação da doença no município.
Para conter o avanço da dengue, os agentes de saúde estão fazendo trabalhos intensivos de combate aos fotos. Operações especiais com pulverização e conscientização da população também são realizadas.
O pessoal que será contratado em caráter emergencial também será empregado nessas operações, reforçando o trabalho desenvolvido pelas equipes de endemias da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau.
NÚMEROS DA LESHIMANIOSE:
Coletas de sangue em animais
1163
Resultados Reagentes
545
Resultados Não Reagente
618
Eutanásia
450
Casos em Humanos
04
Casos em 2015
35 Coletas de sangue
24 Reagente
09 Negativo
45 Eutanásia sendo que 21 animais eram do ano passado e que foram eutanasiados no inicio deste ano.
01 Caso suspeito em humanos