CRISE ECONÔMICA DURAN REÚNE SECRETÁRIOS E ANUNCIA NOVAS MEDIDAS
04/09/2015
O prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, reuniu o seu secretariado e anunciou um conjunto de ações para equacionar as contas públicas à realidade econômica. O objetivo é criar condições para manter a prestação de serviços e a saúde financeira do município.
O prefeito ressaltou que as finanças estavam equilibradas com outras medidas adotadas. Com o agravamento da queda de repasses e a recessão é necessário reforçar as ações para obter mais economia e estabilizar a situação, permitindo a continuidade da regularidade econômica alcançada até agora.
Duran diz que as medidas não poderão comprometer a efetividade do serviço público, essencialmente nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e limpeza pública. A contenção de gastos será mais forte no setor de obras e na esfera administrativa. Nesses setores o expediente será reduzido.
O Paço Municipal disponibilizará atendimento público das 8h às 14h. O mesmo será no setor de obras. A Secretaria de Assistência Social (todos os setores) e aSecretaria de Obras (todos os setores) das 07h00 às 13h00, ininterruptamente. A Secretaria de Saneamento Básico – administrativo – 08h00 às 14h00. Operacional – Será efetuado escala entre os servidores, a fim de manter normal o atendimento.
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – administrativo – 08h00 às 14:00, ininterruptamente. Demais setores – carga horária de 06 (seis) horas diárias de acordo com cada necessidade. Secretaria de Esportes - administrativo – 08h00 às 14h00 – demais atividades a definir de acordo com cada necessidade. Procuradoria Jurídica, das 08h00 hrs às 14:00, ininterruptamente.
As Secretarias de Saúde e Educação, por suas peculiaridades, funcionarão normalmente.
Nos casos especiais de limpeza pública, saneamento e saúde, haverá o pagamento das horas extras para não comprometer o serviço essencial. Os ocupantes de cargos comissionados e de confiança ficarão disponíveis para os serviços necessários do setor.
Com essas medidas haverá economia de energia, telefone, combustível e outras despesas necessárias para suprimir o funcionamento das repartições. A população não será prejudicada no atendimento de saúde e educação que continuarão funcionando normalmente.
“Desde o início do nosso governo mantemos uma gestão administrativa séria e dentro da realidade. E hoje a situação financeira exige mais e mais austeridade. E é isto que estamos promovendo”, garante o prefeito Jorge Duran, que exigiu empenho de todos os secretários neste momento de enfrentamento desta fase mais aguda da crise econômica nacional.
“Aos nossos parceiros fornecedores pedimos a compreensão e sensibilidade. Queremos manter os contratos dentro das condições impostas não por nós, mas pelo quadro econômico deficitário que todo o País está passando. Somos obrigados a administrar de acordo com essa realidade”, finalizou Duran.
As medidas que dispõe de limitação de despesas e contenção de gastos no município passam a valer a partir de 1º de setembro de 2015, data da publicação do Decreto Municipal 073/2015.