“HACKER” INVADE SISTEMA DA PREFEITURA DE PRESIDENTE VENCESLAU
16/11/2015
O sistema eletrônico da Secretaria Municipal de Saneamento Básico (SMSB) da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau foi invadido por um hacker que comprometeu a operacionalização dos terminais do órgão público. Os dados não foram perdidos porque o Centro de Processamento de Dados (CPD) faz backups (cópia de segurança) diários.
Ao acessar o sistema na manhã desta segunda-feira (16) apareceu uma mensagem virtual, em inglês, dizendo que os arquivos, tanto do banco de dados como do sistema, com exceção dos arquivos executáveis, haviam sido compactados e criptografados por uma malware (("software malicioso mal-intencionado").
O hacker é desconhecido e o fato foi levado ao conhecimento da Polícia Civil que já está tomando providências. A Polícia Federal também atuará no caso, uma vez que pode ser crime internacional, já que casos deste tipo já foram registrados e estão sendo investigados.
Os invasores deixaram também mensagem que as senhas são inquebráveis e randômicas (desconhecidas), possuem de 80 a 114 caracteres, e exigem o pagamento mínimo de US$ 3 mil (três mil dólares) para fornecer a senha para os arquivos bloqueados, fornecendo um email de contato (brcodesinfo@gmail.com e ID 1635923898).
O pagamento exigido de forma eletrônica de créditos. Como a Prefeitura possui cópias dos dados criptografados pelo hacker, não haverá prejuízo de perda de dados. Apenas o sistema de fornecimento de segunda via online está comprometido em razão de ações que estão sendo tomadas pelos técnicos do CPD do Município.