PREFEITURA DE PRESIDENTE VENCESLAU PROMOVE PROJETO DE INSTRUÇÃO DE TRÂNSITO
18/11/2015
Na próxima semana, entre os dias 22 e 28 de novembro, a Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através da Secretaria de Educação e Cultura e Setor de Trânsito, numa parceria com o DETRAN e CONSEG (Conselho de Segurança), e Fundação Seguradora MAPFRE, realizará o Programa Na Pista Certa, que visa estabelecer o contato direto com o público infantil, com a finalidade de transmitir conceitos e orientações sobre segurança viária.
Com esse propósito, o projeto define a criação de um espaço cenográfico, com estrutura modular e itinerante, no qual monitores devidamente treinados apresentam conteúdos que os participantes assimilam e vivenciam imediatamente por meio de atividades lúdicas e pedagógicas. O espaço oferece ao público infantil um cenário, cuja área ocupa o equivalente a uma quadra poli esportiva, onde as crianças vivenciam, também de maneira lúdica e pedagógica, orientações e conceitos sobre segurança viária.
As atividades visam estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista, etc. Ao mesmo tempo, inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária, e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Além disso, informa e conscientiza sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora etc.
O Projeto tem como público alvo alunos do ensino fundamental com idade entre 5 e 9 anos de idade, das escolas municipais e particulares, professores, educadores, acompanhantes das turmas de alunos agendadas, familiares e adultos acompanhantes das crianças participantes, e as atividades serão realizadas em uma carreta que ficará estacionada na quadra da Dagão, na Avenida Newton Prado. A carreta está devidamente equipada com energia elétrica e conta também com sanitário para uso dos alunos.
No total estima-se que aproximadamente 1.320 alunos participarão do Projeto.