SECRETARIA ESCLARECE MOTIVO DE RETORNO DE ESGOTO ÀS RESIDÊNCIAS
12/01/2016
A Secretaria Municipal de Saneamento Básico da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau faz um esclarecimento sobre problema ocorrido em determinadas pontos da cidade na rede de captação e afastamento quanto ao retorno de água de esgoto para as residências. O problema ocorre em razão de ligações clandestinas de águas pluviais na rede de esgoto.
Em determinados casos, a Secretaria orienta o proprietário a instalar válvula de retenção. Com esse equipamento, que é de responsabilidade do proprietário, as águas da rede central são bloqueadas, não adentrando na rede intermediária, principalmente de casas localizadas abaixo do nível da rua, como os últimos casos registrados na cidade pela Secretaria, que esta semana instalou uma válvula numa residência do Residencial Maximino.
Segundo o engenheiro Carlos Gonçalves Ferreira, secretário da SMSB, o fato de o esgoto retornar para as casas torna-se mais evidente em períodos de chuva. Ele cita a ocorrência mais acentuada desse problema no residencial Nico Moré e Residencial Maximino, onde os moradores chegaram a cobrar solução da Secretaria Municipal de Saneamento Básico.
Diante do fato, a Secretaria esclarece que é proibido interligar canalização de águas pluviais na rede de coleta e afastamento de esgoto, sujeitando o infrator à multa. Em razão disso, neste primeiro momento, será feito uma divulgação de conscientização dos moradores, já que o objetivo é executar uma ampla vistoria posteriormente nas áreas de maior incidência do problema de retorno do esgoto às residências.
Além de causar transtorno aos próprios moradores, interligação clandestina de águas pluviais na rede de esgoto causa problemas também com o levantamento de tampas das caixas de inspeção. Essa segunda consequência da ligação proibida pode ocasionar acidentes, principalmente com veículos nas ruas da cidade, que podem ficar presos nos nessas caixas.
De modo geral, o aumento do volume de água na rede de esgoto impede o fluxo normal do esgoto coletado nas residências, que podem ser inundadas em períodos de chuva. Neste ano não foram registradas ocorrências de alagamentos, mas isso pode ocorrer principalmente em áreas onde é grande a interligação clandestina de águas pluviais na rede de esgoto.
O secretário municipal de Saneamento Básico, engenheiro Carlos Gonçalves, alerta que além da responsabilidade do proprietário do imóvel, a interligação de águas pluviais na rede de esgoto poderá implicar em responsabilização do profissional executor da obra.