FRIGORÍFICO KAIOWA É VENDIDO
16/03/2016
O prefeito Jorge anunciou na tarde dessa terça-feira (15) a compra em definitivo da massa falida do Frigorífico Kaiowa. A juíza do caso homologou a proposta de R$ 26 milhões apresentada pelo comprador Leonardo Zanienelo Silva. O negócio foi realizado nas condições de pagamento de 13 milhões de reais à vista e 12 parcelas de R$ 1.083.333,33.
Segundo Duran, o frigorífico foi adquirido por um empresário brasileiro que tem parceria com o grupo de investidores europeus. A indústria pode voltar a funcionar, mas ainda não se sabe qual o ramo de produção. "Acabo de me reunir com o engenheiro Luiz Challouts, para tratar das novas etapas referentes a compra do Frigorífico Kaiowa, ocorrida ontem. Agora teremos que aguardar a publicação da decisão da justiça e o prazo legal para promovermos a entrega unidade ao comprador.", explicou.
O Frigorífico Kaiowa foi ativo por muitos anos em Presidente Venceslau no ramo de agronegócio de toda região, com indústria exportadora de carnes cuja marca é bastante prestigiada. Chegou a manter um abate de mil animais por dia e empregar 1.500 funcionários sem contar com o Kaiowa Charqueada, situado na divisa de Presidente Venceslau com Caiuá.
Ainda segundo o prefeito depois de sua paralisação, passou por período de arrendamento ao Frigorífico Independência, que reformou os setores de desossa e de resfriamento de carnes, utilizando o grande prédio como entreposto para distribuição para todo o país. Nesta época, por cerca de cinco anos, foram promovidos mais de 500 empregos na cidade. Mais uma vez veio a paralisação. O Grupo Independência teve problemas financeiros e pediu recuperação judicial fechando a unidade de Presidente Venceslau e desde então, a massa falida se tornou uma incógnita de futuro.
"Ficamos um longo tempo, desde a nossa entrada na prefeitura, de olho no que acontecia com o Kaiowa, na esperança de que alguém comprasse a massa falida e agora deu certo. Essa negociação tem parte de nosso suor e agora estamos realizados com esta informação. Muitas famílias estão a espera de receber o passivo trabalhista que ficou para trás na época de seu funcionamento e agora será possível, pois parte deste dinheiro será endereçado as estas indenizações", finalizou Duran. A venda do frigorífico é motivo de festa para quem trabalhou nele no passado e de interesse para quem avista um emprego futuro. Sem dúvida uma boa notícia para Presidente Venceslau.