"Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis"
27/04/2016
A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Venceslau, participa da "Semana Paulista de Mobilização contra Sífilis", através do Programa DST/AIDS. Nesta semana serão realizadas ações em saúde para marcar a Semana no município e intensificar a Campanha. Neste período, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) irão disponibilizar o teste rápido de sífilis, além orientações para a prevenção e aconselhamento em DST em pontos descentralizados.
Esta ação será celebrada toda última semana do mês de abril a partir deste ano, com o objetivo de conferir maior visibilidade à doença e, em especial, somar esforços de gestores e trabalhadores do SUS-SP para a eliminação da sífilis congênita e o no controle da sífilis adquirida.
A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias.
A sífilis congênita pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, os seguintes sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.
O Programa Municipal de Prevenção às DST/HIV-Aids e Hepatites Virais, destaca a importância da prevenção feita com o uso do preservativo e a importância do início do pré-natal o mais precoce possível, ou seja, procurar o serviço de saúde já na suspeita da gravidez. Segundo a Coordenação do Programa a finalidade é, principalmente, sensibilizar e chamar a atenção para o meio mais eficaz de evitar a sífilis, que é a prevenção com o uso da camisinha.
Cronograma de atendimento/Serviço
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mantém atendimento rotineiro na sua sede localizada no Centro de Saúde. No local, além do teste de sífilis, presta serviço em diagnóstico de doenças sexualmente transmissível (DST) de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.
Quem comparecer aos locais e fizer o teste receberá um brinde alusivo à Campanha.