CREAS promove ações referente ao 18 de maio
17/05/2016
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Presidente Venceslau – CREAS é uma unidade pública e estatal de abrangência municipal, um serviço de proteção especializada de média complexidade. O objetivo do CREAS é promover ações no que rege ao enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, e possibilitar um viés entre sociedade e todas as políticas públicas sobre as quais se devem e podem atuar para que a ação não seja apenas eficaz em relação à problemática imediata, mas também efetiva em relação à questão mais ampla na qual está inserida, oportunizando novos paradigmas para a vítima, no intuito de desconstrução e reconstrução de novos valores socialmente construídos.
Ao pensar nas ações a serem desenvolvidas por esta proteção social especial, trazemos a seguinte informação sobre a questão discutida nesta semana:
18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 08 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e acompanhamento da vitima e do agressor.
Sendo assim, nesta semana do dia 18 de maio, o CREAS está realizando reuniões com famílias e jovens atendidos pela Casa dos Conselhos, contando com a participação das assistentes sociais Rossiany Silva e Heloisa S. M. Oliveira Silva, e psicóloga Catarine Eleutério Carvalho.
No dia 16/05, última segunda-feira, foi realizada reunião com as famílias do Assentamento Primavera,
18/05, quarta-feira, reunião com as famílias que estão participando do encerramento do curso Educação Parental.
19/05, quinta-feira, será desenvolvido um trabalho com as famílias inseridas no programa Renda Cidadã.
Realizaremos o fechamento da semana dia 20, sexta-feira, na reunião com os adolescentes do assentamento Tupanciretã.
Conselho tutelar—3271-3311
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 227 da Constituição Federal
Rua São Vicente de Paula, 14 – Vila Vicentina Presidente Venceslau/SP –CEP: 19.400-000 Fone: (18) 3272-1416 - e-mail: creaspv@yahoo.com.br