ENTREGA DE ALIMENTOS DA CONAB É RETOMADA EM PRESIDENTE VENCESLAU.
12/01/2017
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau, através da Secretaria de Assistência Social, retomou nesta semana a entrega de alimentos da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), que beneficia a agricultura familiar em Presidente Venceslau. Cinco associações são beneficiadas com recursos financeiros.
A entrega dos alimentos teve início na terça-feira (10) e seguiu sendo entregues na quarta e nesta quinta-feira. Semanalmente são disponibilizados mais de vinte toneladas de alimentos, entre frutas, verduras, legumes, mandioca e feijão.
Segundo o Secretário de Assistência Social, José Antônio Rachopi, o programa tem duração de doze meses. “ Com estes alimentos da Conab, atendemos famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas na Secretaria de Assistência Social e com problemas de saúde, como, por exemplo, pessoas portadoras de câncer atendidas pela AVCC (Associação Venceslauense de Combate ao Câncer), ou outras doenças que nos são encaminhadas e as entregas são feitas nas residências".
O secretário disse que são atendidas ainda famílias cadastradas no CRAS e as entidades assistenciais: Santa Casa, Apim, Apae, Caica, Caps, Abrigo Esperança, Lar Aconchego e Pastoral Social e União Assistencial Auta de Souza. "Destaco nesta oportunidade e indistintamente todos os servidores da Secretaria de Assistência Social, que realizam os trabalhos de recebimento e distribuição destes alimentos,” ressaltou Rachopi.
LIBERAÇÃO DOS PROJETOS - O projeto foi liberado por intervenção do prefeito Jorge Duran que se reuniu, no final do ano passado, em Brasília, com o deputado federal Fausto Pinato, que apoiou a reivindicação que estava tramitando na companhia. “Agradeço o apoio do deputado Fausto que nos atendeu muito bem e nos ajudou a liberar os projetos”.
O prefeito Jorge Duran disse também que o inicio da entrega destes alimentos através da CONAB, representam investimento de R$ 1 milhão no município que irá beneficiar a população. “É mais recursos para a nossa cidade. Financeiro para o agricultor familiar e população com a volta do recebimento de alimentos”, comentou.
AGRICUTUTURA FAMILIAR - PPA
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN e tem como finalidades principais a promoção do acesso à alimentação e o incentivo da agricultura familiar. O apoio aos agricultores familiares opera-se por meio da aquisição de produtos da sua produção, com dispensa de licitação.
Os alimentos que são adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricionais, atendidas pelas redes socioassistenciais e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.