SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO DE AMBULÂNCIA.
07/02/2017
Em razão de constantes chamadas pelo 192 de casos não atendidos por ambulância, o que tem gerado reclamação de alguns munícipes, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Ambulância, faz um esclarecimento sobre como é disponibilizado esse serviço à população.
As ambulâncias são destinadas para atendimento de pessoas com dificuldade ou sem locomoção, acamados e casos de urgência e emergência. Esse serviço pode ser acionado pelo telefone 192, vinte e quatro horas por dia.
O que tem gerado muita reclamação é que solicitações feitas fora das normas não são atendidas. Diante disto, o Setor de Ambulância lança informes visuais que serão afixados unidades de saúde e divulgados pela imprensa para esclarecer o uso correto de ambulância.
Como exemplo, destacam-se pedidos de transferência de unidade hospitalar sem solicitação da unidade médica. O mesmo ocorre em casos de alta médica, que é necessário solicitação da unidade hospitalar para aqueles pacientes que não podem se locomover com outros veículos.
O Conselho Federal de Medicina (CFM), através da Resolução 1451/95, define Urgência e Emergência: "por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata."por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato." Assim sendo, nestes casos de Urgência e Emergência os pacientes serão atendidos.