PREFEITURA DE VENCESLAU REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE INSTITUTO PREVIDENCIÁRIO MUNICIPAL IPREVEN.
17/02/2017
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau realizou na noite desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir a situação financeira do Instituto Previdenciário dos Servidores Municipais (IPREVEN).
A iniciativa partiu do prefeito Jorge Duran com o objetivo de esclarecer a real situação do instituto a toda sociedade e principalmente aos servidores municipais ativos, inativos (aposentados) e os pensionistas.
O presidente do IPREVEN, Fernando Scalon, utilizou-se de um data show para apresentar aos presentes, gráficos com números reais da situação do instituto desde a sua criação no ano de 1992. Após a exposição foi aberta a palavra para que o público presente apresentassem suas sugestões e tirarem dúvidas. Todas as perguntas foram devidamente respondidas.
Todo o histórico de criação até os dias atuais foi apresentado, demonstrando que o Instituto ficou 14 anos sem aporte nenhum. Segundo Scalon, de todas as administrações municipais, a gestão 2013/2016 foi a que mais transferiu recursos para o Ipreven aproximadamente R$ 59 milhões. Mesmo assim, não houve e não há como reconstituir o déficit atuarial que é de R$ 180 milhões, ou seja, o que deveria ter na conta do instituto.
O prefeito Jorge Duran também respondeu a algumas questões que foram levantadas. "Esta é um realidade que não foi criada na nossa administração. Este é um problema antigo que veio se arrastando ao longo dos anos e que, infelizmente, caiu em nossas mãos. A questão é tão delicada que está em discussão no Congresso Nacional uma reforma previdenciária".
Segundo o prefeito, o assunto deve ser discutido com responsabilidade e com transparência em busca de uma solução. "Estamos buscando uma solução através de estudo e auditoria de empresa especializada na área previdenciária. "Com base nesse posicionamento técnico poderemos ser direcionados às medidas adequadas para sanar a inconsistência entre o que se arrecada e o que se gasta com aposentadorias e benefícios".
Duran disse que as discussões estão abertas e que outras audiências serão realizadas para exposição da situação crítica do Ipreven à sociedade e para que a população também participe das mudanças que serão propostas. "Essa discussão não é política, é técnica. Não podemos perder tempo com exploração política, mas, sim, apresentar solução para o problema. É isto que proponho aos vereadores e a sociedade venceslauense".
Participaram do evento vereadores, ex-vereadores, servidores municipais, aposentados e população geral.