Duran participa na Câmara Municipal de reunião sobre o Ipreven.
18/08/2017
O prefeito Jorge Duran participou nesta quinta-feira, dia 17, de uma reunião na Câmara Municipal de Presidente Venceslau com a participação dos vereadores, representantes do Sindiserve e servidores inativos. O objetivo foi discutir a situação do Ipreven (Instituto de Previdência de Presidente Venceslau).
Durante a reunião, o prefeito Duran explanou a atual situação do instituto e disse que é necessário uma mudança urgente. “É muito grave a situação do Ipreven, a prefeitura está fazendo todos os esforços para que os servidores inativos recebam seus salários em dia. Não podemos mais deixar a situação como está e precisamos urgente de mudança”, afirmou Duran.
Segundo o prefeito Jorge Duran, a única mudança viável será fazer uma migração para o regime geral. Pela proposta os servidores aposentados e pensionistas que fazem parte da folha salarial do Ipreven continuariam do mesmo jeito e os futuros aposentados e pensionistas seriam assumidos pelo INSS. “É uma alternativa viável que temos, fizemos alguns estudos e essa seria uma mudança proposta pela nossa administração. Atualmente é possível pagar a folha salarial, futuramente não será mais”, disse o prefeito.
Vale ressaltar que a prefeitura está pagando desde março de 2016 a folha salarial dos servidores que fazem parte do Ipreven. “Estamos cumprindo com a nossa obrigação e pagando a folha do Ipreven desde março de 2016, só que vai chegar uma hora que não terá mais como a prefeitura arcar com essa situação”, falou Duran.
O prefeito concluiu sua fala com a seguinte frase: “É melhor você ser garantido pelo PIB do Brasil, ou seja, ter sua aposentadoria pelo INSS do que depender das receitas do município”.
Para fazer a mudança será necessário continuar esclarecendo, conversar com o Sindiserve e com os servidores para tomar uma decisão que seja coerente e aceita por todos. Essa decisão está sendo tomada com base em ajustes e estudos com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e também por agentes do INSS.
Os participantes tiveram a oportunidade de falar e muitos utilizaram o microfone para fazer perguntas ao prefeito sobre situações que possam surgir relacionadas ao Ipreven. Todas as dúvidas na medida do possível foram respondidas pelo prefeito, o secretário de finanças, Edson Prado, e o presidente do Ipreven, Fernando Scalon. Os vereadores também fizeram suas explanações e perguntas. No total, 10 vereadores compareceram a reunião.