Filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” será exibido no Centro Cultural
07/12/2017
O Centro Cultural Salvador Lopes, em uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a Secretaria de Educação e Cultura de Presidente Venceslau, tem realizado exibições semanais de filmes de curta e longa-metragem através do Pontos MIS. O programa busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de plateias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local. Para isso, conta também com atividades paralelas como oficinas, bate-papo e palestras, que ensinam um pouco mais sobre o universo dos audiovisuais.
Nesta sexta-feira (27) será a vez do filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”, no Anfiteatro Municipal “Nelson Reis Oberlander”.
Esse filme em 2015 esteve na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) entre os 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Sinopse: ?O ano é 1942. No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram: Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que quer escapar da seca que assola a região. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, para vender um remédio "milagroso". Continuando a cruzar as estradas empoeiradas de um sertão arcaico, eles buscam novos horizontes em suas vidas. Nesta jornada, os dois aprendem a respeitar suas diferenças e surge entre eles uma amizade incomum, mas que marcará suas vidas para sempre.
Longa-metragem de estreia do diretor Marcelo Gomes, rodado no sertão da Paraíba e vencedor de diversos prêmios.
O filme é nacional, sendo uma aventura com drama, e a classificação indicativa é de 14 anos.
Na ocasião, será exibido também o curta-metragem Atrás da História (ou no coração do filme), com duração de 10 minutos. O curta traz a história de um filme, que está atrás de sua própria história e de sua mocinha.
As exibições são abertas ao público, gratuitas, e realizadas todas as sextas-feiras, às 19h30, no anfiteatro do Centro Cultural “Salvador Lopes”, localizado na Avenida Princesa Isabel, 115.