Prefeito reúne secretários e define cortes caso a greve dos caminhoneiros continue
25/05/2018
Prefeito reúne secretários e define medidas caso continue a paralisação dos caminhoneiros.
O prefeito Jorge Duran reuniu todos os secretários municipais na manhã desta sexta-feira, dia 25, para definir os serviços da Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau com os reflexos do movimento dos caminhoneiros em todo o país.
Ficou definido durante a reunião que o objetivo será racionalizar o transporte e economizar combustível em todas as secretarias. Serão mantidos apenas serviços de urgência e emergência. Caso a greve persista, outras medidas mais drásticas serão adotadas.
O setor de ambulância está com combustível para mais quatro dias e já está funcionando somente em casos de urgência e emergência e servindo pacientes que estão em tratamento de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia.
O transporte escolar, na próxima segunda-feira, dia 28, ainda será normal. Se a paralisação dos caminhoneiros continuar, as aulas poderão ser suspensas na terça-feira, dia 29, já que os ônibus estarão sem combustíveis. Com a falta de gás nas escolas e nos fornecedores também não haverá merenda escolar.
A Secretaria de Saneamento Básico manterá apenas serviços urgentes, como em casos de vazamento de água e esgoto. Estão suspensos os serviços de tapa buraco em ruas pela Secretaria de Obras, que manterá apenas serviços urgentes.
Já a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizará apenas serviços de coleta de lixo e manutenção do aterro sanitário. A Secretaria de Esportes está proibida de fazer qualquer tipo de atividade que exija transporte de atletas.
A Secretaria de Assistência Social também limitará serviços. Poderá haver até mesmo suspensão da distribuição de leite, já que o produto não está chegando. Serviços de atendimento somente em casos excepcionais.
A Prefeitura Municipal de Presidente Venceslau pede a colaboração de todos para não jogar lixo nas ruas. Vale lembrar que se o movimento dos caminhoneiros terminar voltarão à normalidade todos os serviços realizados pela municipalidade.
"Estamos puxando o exemplo para todos. O carro oficial já está encostado. Estou utilizando meu veículo particular. Não está autorizado uso de veículos administrativos nas secretarias. Temos que nos ajustar para não deixar a população sem atendimentos urgentes e emergentes", falou o prefeito Jorge Duran.
O prefeito disse que, se o problema de abastecimento persistir na semana que vem, convocará a imprensa para comunicar as medidas que serão tomadas, como até mesmo a suspensão de aulas, fechamento de repartições e outras ações que se fizerem necessárias.