Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharNos meses de maio e junho foi realizada uma avaliação nutricional nas escolas da rede municipal de ensino pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com parceria da equipe pedagógica e postos da Unidade Básica de Saúde (UBS), sob a responsabilidade da nutricionista Ariane Gomes Virag, chefe da merenda escolar.
Este diagnostico teve como finalidade a análise do perfil nutricional dos alunos, apontando o estado nutricional da rede escolar, podendo ampliar o diagnóstico para a família e a localidade em que vivem.
Os dados: peso e altura, foram colhidos de forma não invasiva, por meio de estadiômetro e balança. O diagnóstico foi obtido por IMC e as classificações por percentis. Foi realizado um feedback com os pais/responsáveis e por meio de uma cartilha contendo as informações de Peso, Altura e Avaliação Nutricional, eles foram informados da veracidade dos resultados.
Ariane elaborou uma série de orientações e cuidados nutricionais conforme o diagnóstico e classificação de cada aluno. Entre as orientações estão as consequências da má alimentação, um livro de receitas “Consciência Alimentar” e folders explicativos. Este material foi distribuído levando em conta a necessidade de cada criança conforme a classificação nutricional: Desnutrição, Sobrepeso ou Obesidade.
Sabe-se que a família tem suma importância no papel de desenvolvimento e alimentação da criança. Se a família tem bons hábitos alimentares, a criança os incorpora com o passar do tempo e os mantém, mesmo fora do convívio familiar, além disso, a escola também é uma aliada para educação alimentar, cuidados e prevenção na saúde da criança contra futuras doenças associadas à má alimentação.
“A avaliação nutricional tem um importante papel auxiliando na composição dos cardápios escolares diários, orientações às crianças e educação nutricional a fim de conscientizar os alunos a fazerem boas escolhas alimentares ao longo da vida, desta forma promove saúde, crescimento, desenvolvimento e prevenção doenças”, disse Ariane sobre a avaliação.