Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharA Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Presidente Venceslau comunica que o Estado de São Paulo está num período crítico de infestação pelo mosquito aedes aegypti. Isto é causado devido a alterações climáticas, com alto índice de chuva e calor intenso, que facilitam a proliferação do mesmo, que precisa de água parada e calor para se reproduzir. Além desses agravantes, um novo tipo de vírus está circulando, o SOROTIPO 2 da Dengue, o qual já foi detectado em no município de Presidente Venceslau, através de exame específico realizado em paciente.
Ações de combate ao mosquito aedes aegypti estão sendo realizadas diariamente, com o bloqueio de criadouro (BCC) em todos os casos suspeitos e a nebulização em todos os casos confirmados. O antigo procedimento “fumacê” está proibido pelo Ministério da Saúde, desde o ano de 2014, por ter sido comprovado ser pouco eficiente no combate ao aedes aegypti, transmissor da dengue, além de causar danos ambientais, como a eliminação de abelhas e outros insetos benéficos ao homem.
O arrastão da dengue foi realizado, retirando um total de 192 caminhões de entulhos. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede apoio da população quanto a evitar o acúmulo de materiais que acumulem água, que verifiquem seus quintais diariamente, eliminando qualquer foco de criadouro do mosquito.
As ações de eliminação do mosquito, só são possíveis, quando realizada a notificação do caso suspeito de dengue. Orienta-se quem apresentar febre alta e duas ou mais das manifestações de dores pelo corpo, dor ao redor dos olhos, náuseas, vomito, dor de cabeça e manchas vermelhas pela pele, que procure atendimento médico para avaliação e conduta.
Até o dia 28/02/2019, foram realizadas 140 notificações, 111 coletas de sorologia - exame específico de diagnóstico para dengue, sendo 64 casos confirmados, 17 casos negativos e 30 aguardando resultado.
O apoio de toda a população, profissionais da saúde, autoridades, é fundamental para que juntos possamos combater o mosquito aedes aegypti e que se possível evitem lugares neste feriado que possam também estar com uma alta infestação. O apoio e a união de todos são de suma importância, pois somente juntos possamos impedir a proliferação do aedes.
A Vigilância Epidemiológica Municipal está localizada na Rua Comandante Antenor Pereira, 10, no Centro de Saúde, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 17h00 horas, ou pelo telefone 3272-2464, para maiores esclarecimentos e informações.