Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Endemias, intensificou o tratamento das valas existentes em Presidente Venceslau com o intuito de controlar a infestação do Cúlex, o popular pernilongo, que não transmite nenhuma doença, porém com uma infestação alta, incomoda a população, principalmente no período de seca.
Lydiana Prieto, chefe da Vigilância Epidemiológica, explica que o tratamento é realizado por meio de um larvicida, borrifado nas águas existentes das valas, local onde o pernilongo ou cúlex se prolifera. “Com o aumento da temperatura e falta de chuva, as valas se transformam em um grande criadouro por ter um menor volume de água, e assim, formam bolsões represadores de líquido, ali o pernilongo realiza todo o seu ciclo”, explicou.
Prieto afirma que com a intensificação do tratamento químico desses locais, o município pode ter uma infestação bem menor do cúlex do que se for comparado em outros anos, em que os munícipes reclamavam em redes sociais sobre o incomodo que esse inseto causa a população.
Lydiana esclarece que caso a população tenha alguma dúvida ou queira denunciar locais que possam servir de proliferação ao cúlex, como também, de outros vetores, entre em contato com o Núcleo de Endemias pelo telefone: 3271-7900.