Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharA Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que a partir da próxima segunda-feira (23) será realizada a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A ação vai até o dia 23 de maio.
Segundo a Coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica Lydiana Prieto, a influenza é de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a ocorrência de casos varia de leve a grave e pode levar ao óbito. A hospitalização e morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que estas epidemias anuais resultem em cerca de três a cinco milhões de casos de doença grave e de cerca de 290 a 650 mil mortes.
O Ministério da Saúde tomou a decisão de antecipar a campanha pelo momento que o mundo passa no combate ao Coronavírus e em virtude da confirmação dos casos de COVID-19 no país, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a Influenza além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas desta doença são semelhantes aos do Coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.
Em Presidente Venceslau, o primeiro público alvo da campanha é mais de 5500 Idosos (pessoas acima de 60 anos de idade) e profissionais de saúde dos serviços públicos e privados, uma média de 1600 pessoas, nos diferentes níveis de complexidade. Estes serão vacinados de 23 de março a 15 de abril.
A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde – (Postão) das 8h às 16h e nas ESFs das 8h30 as 15h30, exceto Esf Vila Carmem, a qual a população será vacinada no Centro de Saúde. “Será organizado fluxo para evitar aglomerações e contato com demais pacientes que estejam na unidade. Solicitamos que compareçam as unidades de saúde com documento de identidade, como RG, ou carteira de conselho de classe ou documento que comprove ser trabalhador da saúde”, explicou Prieto.
O Secretário de Saúde Fernando Hamada reforça que, a campanha nesse primeiro momento será para o público alvo mencionado, conforme publicado pelo Ministério da Saúde. Caso apresente doença febril aguda, moderada ou grave, será recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença e piora do quadro.
A vacinação é o principal meio de prevenção contra a Influenza. Por isso, vacine-se e mantenha os hábitos de higiene, como lavagem frequente das mãos. Assim se evita a proliferação de vírus causadores de doenças respiratórias. O município está recebendo aos poucos as vacinas e estas serão aplicadas conforme esquema a seguir.
Segue o quadro com data e público alvo em cada etapa da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza: