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EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE VENCESLAU GANHA SELO DE QUALIDADE DO ESTADO

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30/06/2020

Ensino de Presidente Venceslau está entre as 32 redes municipais de ensino reconhecidas pelo estudo "Educação que Faz a Diferença". No total, 118 redes municipais de ensino receberam selos de qualidade em razão dos bons resultados apresentados no Ensino Fundamental.

A pesquisa feita em parceria com os Tribunais de Contas, lançada na quinta-feira (25), revela também as práticas mais comuns adotadas por essas redes de destaque.

Das 32 redes municipais de ensino reconhecidas no Estado de São Paulo, Presidente Venceslau ficou com o selo Bom Percurso. Os demais municípios agraciados são: Amparo, Andradina, Atibaia, Birigui, Catanduva, Cerquilho, Dracena, Eldorado, Franca, Itapeva, Itatiba, Jaguariúna, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Marília, Pedreira, Piedade, Pilar do Sul, Pindamonhangaba, Piraju, Presidente Venceslau, Rancharia, Registro, Santa Bárbara d'Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, Sertãozinho, Socorro, Taquarituba, Vargem Grande do Sul. Jales recebeu o selo Excelência, o mais rigoroso de todos.

“É com imensa alegria que recebemos esse selo de reconhecimento e agraciamento do trabalho desenvolvido pela rede municipal de Educação. Parabenizo cada um dos professores, coordenadores e a Secretária Daiana Belaz que comandou essa equipe educacional que nos enche de alegria e satisfação. Venceslau é grato pelos profissionais da educação que coloca nossa rede no topo das melhores do Estado e do País”, comentou alegremente o prefeito Jorge Duran.

Já a secretária Daiana Belaz disse que esse resultado foi alcançado graças a liberdade e apoio para o desenvolvimento do trabalho educacional dado pelo prefeito. “Esse mérito é da administração municipal que nos dá todas as condições para, dia a dia, melhorarmos a rede pública de ensino municipal. Essa conquista é uma conquista de toda a equipe. Estamos emocionadas com esse reconhecimento. Vai ser, sem dúvida, o combustível de incentivo para cada vez mais aprimorarmos o ensino na nossa rede”, comentou.

De acordo com o estudo, as redes reconhecidas buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos, adotam ações para reduzir as desigualdades e manter os alunos frequentando a escola e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos. Além de alcançarem bons resultados de aprendizagem no Ensino Fundamental, as 118 redes atingiram critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil. Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar.

O projeto, destaca o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, “nasce da ideia de os Tribunais de Contas também avançarem na análise das políticas públicas e, ao identificarem boas práticas, disseminarem as mesmas para que sirvam de referência para outros gestores e profissionais que atuam na área pública”.

Cada uma das 118 redes recebeu um selo de qualidade, de acordo com o patamar em que se encontra: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. Os selos foram criados para estabelecer parâmetros e levam em consideração os mesmos indicadores educacionais, o que os diferencia é o nível de exigência, sendo Excelência o mais rigoroso de todos e, na sequência, Bom Percurso.

“É uma iniciativa que busca cumprir dois objetivos: entender quais são os diferenciais das redes com bons resultados e valorizá-las. Nós olhamos para vários indicadores educacionais para realizar um reconhecimento em escala, contemplando 118 municípios”, explica Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Iede. “Podemos não ter resultados próximos ao de países desenvolvidos, mas há muitos atores comprometidos que estão fazendo a diferença na educação pública brasileira”, ressalta. 

Mapeamento de boas práticas 

A fim de compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas pelas redes de destaque, técnicos dos 28 Tribunais de Contas participantes do projeto visitaram uma amostra de 116 escolas de 69 redes de ensino, em todos os Estados. Na Secretaria de Educação, entrevistaram o(a) secretário(a) e pessoas-chave de sua equipe. Nas escolas, conversaram com professores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e seus pais/responsáveis, além de assistirem a aulas. 

A partir dessa pesquisa de campo, foram identificadas as seguintes práticas associadas a bons resultados no Ensino Fundamental: 

-Utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes;

-Suporte constante por parte das Secretarias de Educação, com visitas frequentes às escolas;

-Monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos;

-Investimento na gestão escolar, com incentivo ao protagonismo das escolas;

-Oferta constante e diversificada de formação continuada aos educadores;

-Cultura de observação de aulas, com avaliações individuais e construtivas.

-Cada uma delas é explicada em detalhes no estudo (acesse aqui).

É importante ressaltar que a pesquisa "Educação que Faz a Diferença" foi realizada ao longo de 2019 e, portanto, não leva em consideração as ações adotadas pelas redes de ensino durante a pandemia.

Nesse sentido, Iede, CTE-IRB e Tribunais de Contas realizaram outro estudo para identificar as estratégias e práticas das redes de ensino neste período de aulas presenciais suspensas e também como elas estão se organizando para a reabertura das escolas - a pesquisa "A Educação Não Pode Esperar" está disponível no www.portaliede.com.br e no www.projetoscte.irbcontas.org.br.




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