Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharA Coordenadora da Atenção Básica de Presidente Venceslau, Maria Júlia Piper, divulgou detalhes sobre o Novembro Azul, mês no qual são realizadas campanhas para conscientizar e ressaltar a importância do diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de próstata.
De acordo com os dados divulgados por Maria Júlia, a doença é a segunda causa de morte em homens e em 2020 foram registrados 65.840 novos casos de câncer. “Um em cada seis homens pode ter o câncer de próstata, mas nove entre cada dez casos diagnosticados têm a chance de cura se diagnosticado precocemente”, comentou.
Piper fez um pedido aos homens que ainda não procuraram o atendimento médico. “Está na hora de se cuidar. Se você tem mais de 50 anos, procure a sua unidade de saúde. O mês mudou, a cor também, mas a luta continua”, completou.
Campanha
A campanha Novembro Azul é mundialmente conhecida como Movember, junção das palavras Moustache (bigode) e November (novembro). Surgiu na Austrália em 2003. O mês foi escolhido porque abriga, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
No Brasil, o pioneiro a adotar a campanha e nomeá-la de Novembro Azul foi o instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, com objetivo de quebrar o preconceito do homem ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.
Segundo Maria Júlia Piper, nove entre cada dez casos diagnosticados têm chance de cura se diagnosticado precocemente (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau)