Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fechar
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Venceslau (CMDCA) convida a população a participar da escolha dos membros representantes da sociedade civil, em assembleia pública que será realizada no próximo dia 7 de dezembro, a partir das 19h.
O CMDCA é composto por membros indicados pelo Poder Público e da sociedade, que são escolhidos através do voto. Todas as pessoas podem comparecer para votar nas pessoas indicadas pelas entidades que trabalham com criança e adolescente, entidades religiosas e clubes de serviços.
De acordo com a assistente social Andrea Maria Rodrigues Hirakawa, os membros que representam o Poder Público são indicados pelos secretários municipais de Assistência Social, Saúde, Esportes e Educação e estes não passam pelo processo eleitoral. Já para a escolha dos representantes indicados pelas entidades, é necessária a ajuda da população durante a assembleia. “É uma eleição aberta, todas as pessoas que quiserem votar podem ir até o local e escolher aquelas pessoas que farão parte do conselho”, explicou Hirakawa.
Serão eleitas oito pessoas para representação da sociedade civil, sendo quatro titulares e quatro suplentes. A escolha é feita pelo maior número de votos. Para as vagas, as indicações foram apresentadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) - única entidade que trabalha com pessoas com deficiência no município e que define dois dos oito a serem escolhidos -, Casa de Apoio e Integração a Criança e ao Adolescente (Caica), Associação de Proteção à Infância e a Maternidade (Apim), Lar Aconchego, Associação de Basquete, Instituto de Aprendizagem e Estágio (IAE), entidade religiosa, Lions Clube e Rotary Club.
Cada entidade mencionada indicou duas pessoas para participação nas eleições. Os mais votados vão integrar a próxima gestão do CMDCA, que vai deste mês até dezembro de 2023, sendo permitida mais uma recondução.
Os interessados em votar precisam ir até a sede do IAE na próxima terça-feira (7). Às 19h, todos os indicados serão apresentados. "A gente pede para que as pessoas compareçam para votar. É importante esse processo democrático, pois lá iremos ressaltar também a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente na política voltada para este segmento. Sabemos que é um segmento vulnerável, são várias situações, então o conselho municipal é fundamental para a concretização das políticas voltadas para a criança e ao adolescente", ressaltou Andrea.
A assistente social reforçou ainda que o CMDCA realiza reuniões mensais na sede da secretaria de Assistência Social, localizada na rua Campos Salles, número 50. "Ela é aberta a quem quiser participar, descobrir o que é conselho, estamos abertos para isso", finalizou.
A assembleia será realizada na sede do Instituto de Aprendizagem e Estágio (IAE), localizado na rua São Jorge, 257, no Jardim Arantes, de frente para a quadra poliesportiva "Dagoberto da Silva Pinto" - Dagão.
Votação será realizada na sede do IAE, na próxima terça-feira (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).