Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

PREFEITURA DE PRESIDENTE VENCESLAU DÁ ORDEM DE INÍCIO PARA INSTALAÇÃO DE APARELHOS DE AR-CONDICIONADO NA REDE MUNICIPAL

1.jpg
2.jpg
1.jpg
2.jpg
08/12/2021

 

A Prefeitura de Presidente Venceslau deu ordem de início, nesta terça-feira (7), para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula das 16 escolas integrantes da Rede Municipal de Ensino.

Durante esta semana, foram iniciadas as obras dos padrões de energia, nas quais são instaladas as caixas de padrões em todas as escolas. A adequação dos padrões é necessária para receber tanto o projeto de implementação de energia fotovoltaica quanto para a ligação dos aparelhos de ar-condicionado. “Como há o aumento da demanda da energia utilizada em cada escola, e os padrões são antigos e defasados, houve a necessidade da readequação dos equipamentos ali instalados”, explicou o engenheiro eletricista Luís Henrique Vilela Arfelli, do setor de planejamento.

Sobre o início da instalação dos aparelhos de ar, a empresa começará a executar e um cronograma de quatro meses é estipulado para o término deste processo. Entretanto, o prazo pode ser afetado por condições climáticas e operacionais, ainda segundo o engenheiro eletricista. “Os procedimentos de instalação dos aparelhos de ar-condicionado podem ser executados simultaneamente às demais obras, por se tratarem de sistemas distintos e se interligarem apenas no final de cada etapa”, pontuou.

Ao todo, 324 aparelhos serão instalados em todas as salas de aula das escolas que integram a Rede Municipal de Ensino. Os aparelhos foram adquiridos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Instalação de usinas fotovoltaicas em escolas

A instalação de usinas fotovoltaicas em escolas da Rede Municipal também está prestes a começar. Neste momento, o projeto se encontra em fase de levantamento e a empresa responsável deve fazer uma última visita nesta quinta-feira (9) antes de começar as obras. Os trabalhos nas unidades contempladas devem ser iniciados na semana que vem, segundo o setor de planejamento da Prefeitura.

O desenvolvimento do projeto fotovoltaico nas escolas foi iniciado no começo deste ano. A princípio, foram determinadas usinas fotovoltaicas em seis escolas da Rede Municipal. O primeiro lote de escolas é composto pelas unidades EMEF "Professor Álvaro Coelho" e EMEFEI "João Rodrigues". "Vão ser as primeiras a serem instaladas porque os prédios estão mais preparados para receberem os equipamentos", ressaltou Luís.

Enquanto o segundo lote é composto pelas unidades EMEF "Arthurzina de Oliveira D'Incao" e EMEFEI "Lúcio Mariano Pero", o terceiro contempla as unidades EMEI "Dagoberto da Silva Pinto" e a EMEI "Maria Augusta Monteiro".

Cada usina de energia fotovoltaica instalada nestas unidades terá capacidade para produzir 48 KWp, o que significa uma economia média de R$ 3,5 mil mensais na conta de energia das unidades, totalizando R$ 21 mil quando consideradas todas as escolas.

Ainda conforme o engenheiro eletricista, a potência gerada nas unidades vai poder abater em outras escolas que não possuem padrão fotovoltaico. "Estando no mesmo CNPJ da Prefeitura, poderemos abater na conta de luz", completou o profissional.

As instalações das usinas fotovoltaicas nas unidades mencionadas devem ser concluídas até o final do primeiro semestre de 2022.

Além da instalação, a Prefeitura providencia a troca das caixas de padrões de energia em todas as unidades (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.