CAMPANHA JANEIRO BRANCO É EXECUTADA EM PRESIDENTE VENCESLAU

12/01/2022

Mês de conscientização sobre a saúde mental é celebrado em janeiro (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau)

A Campanha Janeiro Branco em Presidente Venceslau, voltada à conscientização sobre a saúde mental, é desenvolvida na cidade por meio de parceria entre o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), serviços vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social.

O mês de janeiro foi escolhido para a ação por ser o primeiro do ano, o que remete ao fato de se ter um "ano em branco" pela frente, conforme informou Paula Scalon, coordenadora do Cras. "Podemos mudar o ano a partir de uma conscientização, do olhar para nós mesmos enquanto cuidadores, para evitar esse adoecimento, porque hoje eu cuido e se eu não impedir que esse adoecimento não aconteça, amanhã eu vou ter que ser cuidada", disse a coordenadora.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e instituições humanas. “Ao primeiro momento, será feita uma sensibilização com o público dos dois serviços que são de Atenção Básica. O público do Cras, com algumas famílias selecionadas, para cuidar de quem cuida. Também algumas famílias do grupo vermelho do Caps, pois o foco não está nos pacientes, mas nos cuidadores”, explicou Paula.

Nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, será oferecida uma palestra com a estudante de psicologia, Gabriela de Lima Drabzinski, sobre o  tema "a importância da saúde mental de quem cuida". O evento contará com a participação de famílias selecionadas pelos dois serviços.

Na sequência da campanha, o Caps e o Cras vão visitar setores da Prefeitura para levarem a mensagem sobre o adoecimento emocional e a importância de combater este processo. "Existe essa parceria, percebemos tanto o Cras quanto o Caps que isso vem aumentando o número dessas pessoas e por isso então é a primeira ação que o Cras e o Caps realiza junto, voltado para esse tema", comentou Paula.

A campanha será encerrada no próximo dia 27, em evento fechado.

Importante ressaltar que todos os protocolos relacionados à covid-19 serão seguidos ao longo de todas as atividades do Janeiro Branco.

Para a execução das atividades, a coordenadora do Cras, Paula Scalon, e a coordenadora do Caps, Aline Martins Escudeiro, contam com o apoio das equipes.