Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

PALESTRA SOBRE AUTOCUIDADO É MINISTRADA PARA FAMÍLIAS ASSISTIDAS PELA ASSISTÊNCIA SOCIAL E CAPS DURANTE O JANEIRO BRANCO

14/01/2022

Evento foi realizado no Anfiteatro da Faculdade de Presidente Venceslau e contou com a adoção de todos os protocolos de saúde preventivos contra a covid-19 (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)

Foi realizada nesta sexta-feira (14), no Anfiteatro da Faculdade de Presidente Venceslau (Faprev), palestra com a estudante de psicologia, Gabriela de Lima Drabzinski, sobre o  tema "a importância da saúde mental de quem cuida". O evento, oferecido por meio da Secretaria de Assistência Social de Presidente Venceslau e pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), contou com a participação de famílias selecionadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Caps.

A palestra integrou a programação do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a saúde mental. Na oportunidade, foi abordada a importância do autocuidado e informações sobre as ações diárias básicas para uma vida mais saudável.

O evento foi iniciado com um momento de relaxamento com respiração e alongamento. Em seguida, a importância de se praticar cuidados básicos foi passada aos presentes, como a atenção com o corpo, higiene básica - incluindo os cuidados relacionados à pandemia -, busca por ajuda quando necessário - seja médica ou por meio de uma pessoa próxima -, além do exercício da empatia, uma vez que cuidar do próximo também é cuidar de si.

Em um dos principais momentos da atividade, a palestrante Gabriela falou sobre a importância de reconhecer quando o cuidado com o outro prejudica seu autocuidado. "É necessário identificar se está sobrecarregado e procurar ajuda nas unidades de saúde ou com alguém da família para ter um momento de conversa, de modo a poder ampliar suas estratégias", disse a palestrante.

Ao final do evento, a palestrante exibiu um vídeo curto com informações sobre como o autocuidado deve ser praticado.

A coordenadora do Cras, Paula Scalon, agradeceu a presença de todos e afirmou que espera que as informações passadas na palestra possam ser aplicadas na vida dos presentes.

Durante o evento, todos os protocolos relacionados à covid-19 foram seguidos, tais como o distanciamento social, uso de máscara e aferição da temperatura corporal dos presentes.

Além da presença de Paula, o evento contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Mariana Erbella Casari Catarino, e da coordenadora do Caps, Aline Martins Escudeiro.

Cronograma

Na semana que vem, funcionários do Caps e Cras vão visitar os setores da Prefeitura para levarem a mensagem sobre o adoecimento emocional e a importância de combater este processo. "Existe essa parceria, percebemos tanto o Cras quanto o Caps que isso vem aumentando o número dessas pessoas e por isso então é a primeira ação que o Cras e o Caps realizam juntos, voltado para esse tema", comentou Paula.

Confira o cronograma de visitas:

- 17/01 - Paço Municipal - 7h30;

- 18/01 - Garagem - 6h45 / Reunião com o Sebrae - A definir;

- 19/01 - Ambulância - 6h45 / Esporte - 8h / Educação - 8h30;

- 20/01 - Seaama e Aterro - 7h;

- 21/01 - DAE - 6h45.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.