Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharInstalação deve ser concluída nesta semana (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).
A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil (Emefei) "Professor João Rodrigues", localizada em Presidente Venceslau, recebe nesta semana a instalação de placas fotovoltaicas. Na segunda-feira (31), o material para instalação foi descarregado na unidade.
Ao todo, serão instaladas 95 placas fotovoltaicas com potência de 510 Wp na unidade.
Caso as condições climáticas sejam favoráveis, as placas devem ser instaladas na unidade até a próxima sexta-feira (4).
Os módulos fotovoltaicos já foram instalados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) "Doutor Álvaro Coelho". Na unidade, 105 módulos fotovoltaicos (placas) foram instalados.
Conforme o engenheiro eletricista vinculado à secretaria de planejamento da prefeitura, Luís Henrique Vilela Arfelli, cada módulo possui potência de 460 Wp. "Estamos aguardando a Energisa fazer a melhoria de rede para poder liberar a geração no Álvaro Coelho", explicou.
Projeto de usinas fotovoltaicas
O desenvolvimento do projeto fotovoltaico nas escolas foi iniciado em 2021. A princípio, seis escolas da Rede Municipal vão receber as usinas. Com o trabalho na EMEFEI "João Rodrigues", a instalação das placas no primeiro lote será completada. O segundo lote é composto pelas unidades EMEF "Arthurzina de Oliveira D'Incao" e EMEFEI "Lúcio Mariano Pero", ao passo que o terceiro lote contempla as unidades EMEI "Dagoberto da Silva Pinto" e a EMEI "Maria Augusta Monteiro".
Cada usina de energia fotovoltaica instalada nestas unidades terá capacidade para produzir 48 KWp, o que significa uma economia média de R$ 3,5 mil mensais na conta de energia das unidades, totalizando R$ 21 mil quando consideradas todas as escolas.
Ainda conforme o engenheiro eletricista, a potência gerada nas unidades vai poder abater em outras escolas que não possuem padrão fotovoltaico. "Estando no mesmo CNPJ da Prefeitura, poderemos abater na conta de luz", completou o profissional.
As instalações das usinas fotovoltaicas nas unidades mencionadas devem ser concluídas até o final do primeiro semestre de 2022.