Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharDoses são aplicadas em sala interna do Centro de Saúde (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau)
Presidente Venceslau anunciou, nesta quarta-feira (16), uma nova etapa na vacinação contra o coronavírus. Pessoas com alto grau de imunossupressão que possuem 18 anos ou mais e que receberam a terceira dose da vacina contra a covid-19 há pelo menos quatro meses já estão habilitadas para a aplicação da quarta dose.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Presidente Venceslau, se enquadram no perfil de pessoas com alto grau de imunossupressão os indivíduos que possuem imunodeficiência primária grave, quem faz quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV / Aids; indivíduos que fazem uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias; pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumbe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe); pessoas com doenças auto inflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Também foi iniciada a aplicação da terceira dose em adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadram na categoria de imunossuprimidos, em conformidade com a lista citada anteriormente. No entanto, para esta faixa etária, a vacinação com a dose de reforço pode ser feita após o intervalo de dois meses da aplicação da segunda dose. "Em breve devemos ter a abertura para os indivíduos que não são imunossuprimidos, mas primeiramente estamos atendendo os indivíduos nestas condições", comentou Grazieli Feriani, chefe do setor de Vigilância Epidemiológica.
Para se vacinar, o paciente imunossuprimido deverá apresentar uma carta médica, atestado, exame ou receita, mesma exigência feita nas etapas anteriores. Ele também deverá portar os cartões de vacinação contra a covid-19 que possui até o momento e os documentos pessoais, como RG e CPF.
Feriani explicou que, para a vacinação de adolescentes nesta categoria, as doses aplicadas precisam ser da Pfizer/BioNTech. "Não podemos aplicar outra vacina na terceira dose dos adolescentes imunossuprimidos, uma vez que os integrantes desta categoria foram vacinados com a Pfizer nas duas doses anteriores", pontuou.
Para receberem as doses, os adolescentes e adultos que atendem aos requisitos mencionados devem procurar o Centro de Saúde de Presidente Venceslau de segunda a sexta-feira, entre meio-dia e 15h30. A unidade de saúde está na rua Comandante Antenor Pereira, número 10, no centro da cidade. O telefone para mais informações é o (18) 3272-9030.
Vacinação de crianças entre cinco e onze anos
A vacinação de crianças de cinco a onze anos contra o coronavírus também é realizada no Centro de Saúde, no horário entre 8h e 11h, de segunda a sexta-feira.
Para a vacinação de crianças de cinco anos, os pais e responsáveis devem fazer agendamento prévio durante o horário de funcionamento do Centro de Saúde, das 7h às 17h, na própria sala onde atualmente ocorre a aplicação de doses contra o coronavírus.
Apesar da alteração para crianças de cinco anos, a vacinação de integrantes da faixa etária entre seis e 11 anos segue normalmente, sem a necessidade de agendamento. "A vacinação das crianças é feita durante a manhã por conta de um protocolo de precaução para o caso da criança apresentar alguma reação durante as horas seguintes após a aplicação da dose", justificou a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica.