Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

PREFEITURA DE PRESIDENTE VENCESLAU ASSINA CONVÊNIO DE QUASE R$ 400 MIL COM A ENERGISA

18/02/2022

Por meio do valor, o Paço Municipal e o Centro de Saúde receberão energia fotovoltaica; Carlos Eduardo Mariano, profissional da Energisa, se reuniu na manhã desta sexta-feira com a prefeita Bárbara Vilches (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau)

A Prefeitura de Presidente Venceslau recebeu, na manhã desta sexta-feira (18), a visita de Carlos Eduardo Mariano, profissional da área de atendimentos especiais da Energisa Sul-Sudeste. Na oportunidade, Mariano apresentou o projeto de eficiência energética para a prefeita Bárbara Vilches, que assinou o convênio que garante a participação do município no programa.

O custo estimado do convênio é de R$ 399.553,38, valor que será arcado exclusivamente pela Energisa. O projeto tem como objetivo a eficientização energética dos sistemas de iluminação, condicionamento ambiental e a implantação de uma microgeração fotovoltaica nas instalações dos prédios da Prefeitura e do Centro de Saúde de Presidente Venceslau.

Conforme o convênio, o projeto será desenvolvido pela empresa Carto Solar Consultoria e Eficiência Energética Ltda. A empresa, por anuência da Energisa, fornecerá o material e a mão de obra necessários para a execução do projeto, em prazo máximo de 12 meses contados da data da assinatura do documento.

O projeto que será desenvolvido em Presidente Venceslau contempla ações de eficiência energética nos usos finais de iluminação, condicionamento ambiental e fonte incentivada (geração de energia elétrica fotovoltaica). Com a utilização de equipamentos de iluminação e condicionamento ambiental mais eficientes e a instalação de uma microusina de geração de energia elétrica fotovoltaica, pretende-se reduzir o consumo de energia elétrica das instalações. "Estou muito feliz por termos buscado o projeto e em tão pouco tempo assinarmos este convênio. É um projeto totalmente gratuito para o município, no qual a Energisa realiza todos os trabalhos como a troca de lâmpadas de todo o Paço Municipal, a troca de aparelhos de ar-condicionado e a colocação das placas de energia solar, que casa com tudo o que nós temos projetado para a cidade. Meus agradecimentos para a Energisa pela parceria", afirmou Bárbara Vilches, prefeita de Presidente Venceslau.

O investimento por parte da Energisa é realizado por força da legislação sobre energia elétrica e da regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em especial a lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, lei nº 13.203, de 8 de dezembro de 2015, lei nº 13.280, de 03 de maio de 2016 e a resolução normativa ANEEL nº 556, de 18 de junho de 2013, além da resolução normativa ANEEL nº 830, de 23 de outubro de 2018, como também  em decorrência dos contratos de concessão dos serviços e instalações de energia elétrica firmados entre a Energisa e o Poder Concedente, onde é exigido das concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica a aplicação de parcela da sua receita, na realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor elétrico, bem como em ações de eficiência no uso final da energia elétrica.

A Prefeitura de Presidente Venceslau demonstrou interesse em aderir ao programa oferecido pela Energisa por meio de chamada pública de projetos. Com a aprovação, a Prefeitura obteve o direito de aderir ao programa, objetivando a redução do consumo de energia elétrica com a verba disponibilizada pela concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica. "Isso significa mais economia aos cofres públicos", finalizou a prefeita.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.