VICE-GOVERNADOR DE SÃO PAULO ANUNCIA RECUPERAÇÃO DA CABECEIRA DA PONTE DA ESTRADA AYMORÉ

18/02/2022

Anúncio foi feito durante evento em Presidente Epitácio, na manhã desta sexta-feira (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau)

A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, esteve presente durante a visita do vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, ao município de Presidente Epitácio.

O vice-governador veio até a região para acompanhar a inauguração da unidade do Poupatempo no município que faz divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, ele garantiu que o governo estadual irá recuperar a cabeceira da ponte da estrada vicinal da Aymoré, via de acesso de Presidente Venceslau aos municípios de Caiuá e Presidente Epitácio. "É mais fácil fazer pelo contrato do DER do que pela Defesa Civil. Onde for mais rápido, nós vamos fazer para que os produtores não fiquem sem esse atendimento", disse Garcia durante evento na manhã desta sexta-feira (18).

Em contato com a diretora regional do DER, a prefeita Bárbara Vilches recebeu a confirmação sobre a existência de um contrato vigente na vicinal, celebrado para o recapeamento, e o valor necessário para recuperar a ponte está dentro da porcentagem de 25% prevista no aditamento do contrato. "Hoje o vice-governador já está levando toda a papelada, a Defesa Civil já está trabalhando nisso e o caminho mais rápido será pelo DER. Se Deus quiser, em breve essa obra começa para solucionar o problema de toda a população", informou Bárbara Vilches, prefeita de Presidente Venceslau. Na tarde desta sexta-feira (18), em Álvares Machado, o vice-governador confirmou que a reforma da ponte será feita por meio do DER.

A ponte da estrada vicinal da Aymoré está interditada desde o dia 3 de fevereiro, após orientação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em laudo encaminhado para a Prefeitura de Presidente Venceslau que comprova a necessidade da interdição. O órgão estadual enviou relatório ao município contendo as avarias decorrentes das chuvas ocorridos no trecho da estrada vicinal entre os dias 28 e 30 de janeiro deste ano.

Segundo o DER, a ponte sofreu com a ruptura da descida d'água, perda do material da estrutura do pavimento, ausência do material de suporte abaixo do trecho de encontro do pavimento com a cabeceira da ponte e outros problemas estruturais. Diante da situação, o órgão estadual solicitou a interdição para evitar acidentes graves no local.

De acordo com o vice-governador, as obras na ponte devem começar nos próximos dias, com o objetivo de liberar o trecho para moradores da zona urbana dos três municípios e também os munícipes da zona rural, que durante o período de interdição precisam usar rotas alternativas para chegarem até o centro de Presidente Venceslau. "Agradecemos ao deputado estadual Mauro Bragato por toda a ajuda neste período e intervenção junto ao governo do Estado. Nossos agradecimentos também aos secretários estaduais e ao governo por toda a mobilização para a liberação dos recursos para a reforma da ponte", disse a prefeita.