Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

DINÂMICA NO CAPS DE PRESIDENTE VENCESLAU ATUA NA VALORIZAÇÃO DA MULHER

1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
08/03/2022

Atividades foram iniciadas nesta semana, nos dias 7 e 8 (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).

A Secretaria Municipal de Saúde, setor da Prefeitura de Presidente Venceslau, realizou nesta semana, nos dias 7 e 8 de março, atividades voltadas para as mulheres atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

As pacientes do Caps participaram de uma sala de espera nos dias de consulta. Esta atividade tem como objetivo levar informações para as pacientes durante o período na recepção, com dados sobre educação, saúde e informações temáticas, a exemplo do que foi feito nesta semana, baseado no mês das mulheres. “O Caps organiza uma sala de espera durante este mês, nos dias de consulta, para que seja permitido o enfoque no cuidado com a mulher, atuando na autoestima. Foi feita uma dinâmica para mostrar a importância da mulher”, explicou Aline Escudeiro, coordenadora do Caps.

Com o auxílio da estagiária de psicologia do Caps, Gabriela Drabzinski, uma dinâmica foi realizada com as pacientes nos dias 7 e 8. A ação, cujo tema foi “o que é ser mulher”, teve o objetivo de estimular a reflexão entre as pacientes. “Perguntamos para estas mulheres o que elas acham que é, e não tem um adjetivo específico geral para todas, pois cada uma tem sua realidade social, inserida no contexto, então nós colocamos cinco adjetivos gerais sobre o que é ser mulher. Passamos com uma cestinha com os papéis, de acordo com as cores, e pedíamos para retirarem de acordo com o que elas achavam sobre o que mais se aproxima de ser mulher. Teve uma paciente que comentou que ser mulher era todas as opções. Era isso que queríamos enfatizar, o que é ser mulher na sociedade, cada uma com a sua realidade”, comentou Drabzinski.

Após a dinâmica, rosas foram distribuídas às mulheres nesta terça-feira (8) junto de uma frase alusiva ao Dia Internacional da Mulher: “Ser mulher é amar com toda doçura, assim como lutar com toda bravura. É ser sensível e quando necessário, uma força brutal da natureza”.

O trabalho será desenvolvido ao longo do mês de março. A sala de espera será oferecida nos dias em que o médico atende na unidade. “Uma coisa importante colocada é que a mulher não tem que ser forte a todo instante com outras pessoas, mas também naquele momento que ela precisa de ajuda. Vamos supor, ela está aqui hoje porque precisa de ajuda. Ela é forte por aceitar isso, por reconhecer que ela precisa se cuidar”, ressaltou Escudeiro.

Os atendimentos médicos no Caps são oferecidos nas segundas e quintas-feiras durante os dois períodos (8h e 13h) e também nas terças-feiras, no período da manhã (8h). O Caps está na avenida Elzira Baruta Branquinho, nº 340, no Conjunto Habitacional Azuma Futigami, em Presidente Venceslau.

Ainda conforme a coordenadora do Caps, mais ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher serão realizadas ao longo do mês.