Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

INSTALAÇÃO DE GEOMEMBRANA EM NOVA VALA DO ATERRO SANITÁRIO É FINALIZADA

1.jpg
2.jpg
1.jpg
2.jpg
11/03/2022

Nova vala receberá resíduos a partir da próxima semana (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau)

Os trabalhos para instalação da geomembrana (manta) na nova vala do aterro sanitário de Presidente Venceslau seguiram na quinta-feira (10). O novo espaço que receberá os resíduos da cidade deve ficar pronto ainda nesta semana, de modo a liberar sua utilização já nos próximos dias.

O investimento para instalação da geomembrana é de cerca de R$ 150 mil, valor este oriundo de recursos próprios da Prefeitura de Presidente Venceslau. “A geomembrana (manta) é específica para aterros sanitários, tendo uma espessura de pelo menos dois milímetros, atendendo a exigência do órgão ambiental. É uma manta grossa, para que seja possível andar com caminhões por cima, com o trator de esteira que faz a compactação do lixo, por isso ela tem esse custo”, disse o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama), Moacir Tetila.

Conforme o engenheiro, a nova vala terá uma vida útil de um ano. Ela foi construída para atender solicitações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Ministério Público. “Com essa obra, todos os parâmetros exigidos tanto pelo Ministério Público quanto pela Cetesb serão atendidos”, comentou Tetila.

Atualmente, o aterro possui uma vala em utilização, com vida útil de no máximo um mês. A nova vala já receberá resíduos a partir da próxima semana.

O aterro possui espaço para a construção de uma nova vala, com vida útil ainda maior que a finalizada nesta semana. "Temos espaço aqui dentro do aterro para fazer uma vala grande, que se operada de maneira adequada ela aguentará dez anos. No entanto, ela ainda tem que ser escavada. A ideia é que, logo que se finalize essa instalação da geomembrana, O setor busque as licenças ambientais das próximas obras para adiantar o processo", ressaltou o engenheiro ambiental.

Apesar das novidades em relação ao aterro sanitário, o engenheiro ambiental fez um pedido aos moradores de Presidente Venceslau. Segundo ele, um simples ato pode auxiliar o município a aumentar a vida útil das valas do aterro e a economizar com este tipo de serviço. "Gostaria de pedir para a população providenciar a separação dos resíduos recicláveis, separando ao menos os materiais que estão sujos dos limpos, por exemplo: embalagens plásticas, garrafas pet, latinhas, sacolas plásticas, etc. Após a separação, certifique que o pessoal da reciclagem fará a coleta. Observando os resíduos que estão dispostos em nossa vala é possível encontram uma enorme quantidade de recicláveis. Se estiver em dúvida do que é reciclável e do que não é, separe entre resíduo sujo e limpo. Isso é muito importante para aumentar a vida útil da vala.", finalizou.

A instalação da geomembrana no aterro sanitário é realizada em conjunto pela Seaama e secretaria municipal de obras.

O aterro sanitário de Presidente Venceslau está localizado na rodovia PSV-020, em uma distância de quatro quilômetros da zona urbana do município.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.