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×fecharDefesa Civil Municipal é coordenada atualmente pela secretária de planejamento, Lívia Alexandrina dos Santos Josué (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).
Desde janeiro de 2021, quando o decreto 12/2021 foi publicado pela Prefeitura de Presidente Venceslau, os membros da Comissão Municipal de Defesa Civil atuam de maneira preventiva e em apoio às autoridades competentes após tempestades e situações adversas que coloquem em risco os venceslauenses.
Segundo o próprio decreto, a Defesa Civil é o conjunto de medidas preventivas destinadas a impedir ou amenizar as consequências danosas previsíveis decorrentes de desastres e calamidade constituindo no socorro, assistência e recuperação da população, mantendo elevado o seu aspecto moral.
Atualmente, a coordenadora da Defesa Civil municipal é a secretária de planejamento, Lívia Alexandrina dos Santos Josué. O suplente é o servidor público municipal Ednei Alves Queiroz. Segundo Lívia, a atuação da defesa civil tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres, compreendendo ainda as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo, com ampla participação da comunidade.
Os serviços prestados pelos membros da Comissão Municipal de Defesa Civil não oneram os cofres públicos, fato que aumenta a relevância da atuação destes profissionais. "Atuamos como apoio quando ocorre algum evento adverso, sempre coordenados pelo Corpo de Bombeiros", informou Lívia.
Na semana anterior, a Defesa Civil municipal foi contemplada com uma nova viatura. O Fiat/Strada foi enviado por meio de convênio entre o município e a Defesa Civil do Governo de São Paulo, após solenidade de 46 anos da Defesa Civil estadual.
A tenente PM Priscila Yuri Guibu (titular) e o 2º sargento PM Francisco Ferreira de Souza (suplente) são os integrantes do Corpo de Bombeiros que fazem parte da Comissão Municipal.
A Comissão Municipal conta ainda com a prefeita Bárbara Vilches, com o chefe de gabinete André Luiz Santos Barbosa - titular, Everton Luiz Bezerra Santana - suplente (Gabinete), Mariana Erbella Casari Catarino - titular, Alessandra Acosta Pipino - suplente (Assistência Social), Wesley Martins - titular, Valmir Fabiano - suplente (Saneamento Básico), Luiz Eduardo de Castro Silva - titular, Rodrigo Barreto Silva - suplente (Obras e Serviços), Aparecido de Melo - titular, Rinaldo Baruta - suplente (Educação e Cultura), Sivalda Tortola Rodrigues Matheus - titular, Silvio Luiz Vargas Junior - suplente (Administração), Lianir Aguillar Ribeiro - titular, Cristiane Maejima Melo - suplente (Saúde), André Luiz dos Santos Pelegrino - titular, Valdeir Pereira da Silva - suplente (Esportes, Recreação e Turismo), Flávia de Paula Assis Campos - titular e Moacir Feba Tetila - suplente (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente). “Todas as secretarias são incluídas porque a atuação é ampla. As vezes ela envolve a parte ambiental, quando tivemos o incêndio na zona rural. Quando temos famílias em situação de vulnerabilidade após o evento, a parte da assistência social atua”, finalizou Lívia.