Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharEm paralelo, a Prefeitura de Presidente Venceslau realiza diariamente, por meio do setor de endemias, o trabalho de nebulização (Foto: Prefeitura de Presidente Venceslau).
Diante da alta de casos de dengue no município, a Prefeitura de Presidente Venceslau busca junto à Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), autarquia do governo estadual, a realização do fumacê em pontos com o maior número de casos na cidade.
O fumacê, prática na qual o caminhão passa pelas ruas da cidade para espalhar inseticida, é de responsabilidade da Sucen. Por conta de questões ambientais, o fumacê é uma ação restrita e realizada apenas quando o município constata uma situação crítica no controle da doença na cidade. “Estamos preocupados com a situação da dengue na cidade e por isso, ontem (5), junto com a secretária de saúde, fizemos contato com o Paulo Hiroshi Koyanagui, diretor substituto da Sucen em Presidente Prudente, pedindo que Venceslau fosse atendido com o fumacê. Ele me explicou que existe um protocolo e critérios a serem atingidos. Já enviamos o mapa atualizado dos casos para análise e se Presidente Venceslau estiver dentro dos critérios exigidos, na próxima semana a Sucen realizará o fumacê”, explicou Bárbara Vilches, prefeita de Presidente Venceslau.
Mesmo com a aplicação do fumacê, os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, não são atingidos. Isso aumenta a importância da participação da população no combate ao mosquito. O ciclo do mosquito é formado a cada oito dias e os moradores sempre devem se atentar aos pontos de água parada nos quintais, de modo a evitar que este ciclo se inicie.
Em paralelo às ações, a Prefeitura de Presidente Venceslau realiza diariamente, por meio do setor de endemias, o trabalho de nebulização após a constatação de casos positivos de dengue. A ação é feita em conformidade com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.
Além das medidas explicadas anteriormente, a Prefeitura de Presidente Venceslau realiza o bota-fora de materiais inservíveis como forma de auxiliar a população na retirada de itens do quintal que possam acumular água, como móveis antigos, garrafas, pratos, tábuas, pneus e qualquer objeto que possa servir de criadouro para o mosquito.
Até o dia 31 de março, o município já havia registrado 155 casos de dengue em 2022. A Prefeitura de Presidente Venceslau pede o apoio e a conscientização da população em relação à dengue.