Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

INTEGRANTES DA COLETA SELETIVA DE PRESIDENTE VENCESLAU INICIAM CAPACITAÇÃO ANTES DA ENTREGA DO NOVO BARRACÃO

10/05/2022

Com a nova estrutura, equipe poderá potencializar as ações de coleta no município, o que acarretará no aumento da vida útil da vala do aterro sanitário (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

O grupo que hoje é responsável pela coleta seletiva de Presidente Venceslau participou, na sexta-feira (6), de uma reunião com José Matheus, profissional do Sebrae. O encontro marcou o início da capacitação com os integrantes da cooperativa, uma das condições impostas por meio do convênio responsável pela construção de um novo barracão para atendimento do serviço no aterro sanitário.

Em estágio final de obras, o barracão está prestes a ser entregue para uso. Para que a cessão possa ser feita, os profissionais da coleta seletiva precisam passar pela capacitação como forma de garantir que prestem o serviço ao município da melhor maneira possível, de modo a aumentar a capacidade de produção e renda.

O convênio que prevê a construção do barracão envolve a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e o Ministério Público. O objetivo do convênio é permitir a implantação de programas de compensação ambiental. “A coleta seletiva no geral tem uma função socioambiental, que é pegar essa população que vive da venda desses produtos e otimizar a renda deles, além da questão ambiental, pois a quantidade de lixo que vai para a vala do aterro diminui com a atuação da coleta seletiva”, informou Lívia Josué, secretária de planejamento.

Na quinta-feira (5), foi realizada uma conversa para avisar os integrantes da coleta seletiva sobre o início do curso. A reunião envolveu os responsáveis pelas secretarias de Planejamento (Seplan), Assistência Social (SMAS) e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama).

Entre os benefícios que o município terá com a manutenção de uma coleta seletiva atuante, está a diminuição do acúmulo de lixo em vala do aterro sanitário, o que aumenta a vida útil do espaço e acarreta em economia aos cofres públicos. Segundo estimativa, 70% do lixo enviado ao aterro atualmente pode ser reciclado.

Com a liberação do barracão, o trabalho de coleta seletiva será potencializado. A estrutura do barracão contará com banheiros, refeitório e uma sala para capacitações. “Hoje o barracão está coberto, em breve iremos adquirir alguns equipamentos e vamos fazer essa capacitação com a equipe dentro de alguns meses com esses objetivos”, finalizou Lívia.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.