Acessibilidade

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt  +  [Nº do atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar

Notícia

PACIENTES COM DENGUE ENCAMINHADOS POR ESFS SERÃO ATENDIDOS NO CENTRO DE HIDRATAÇÃO, NO CEU DAS ARTES

11/05/2022

Apenas pacientes com sintomas leves serão encaminhados para o local; acesso para o Centro de Hidratação deve ser feito pela porta lateral do CEU das Artes (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

O Centro de Testagem da Covid-19 instalado no prédio do CEU das Artes em Presidente Venceslau também recebe, a partir desta quarta-feira (11), o Centro de Hidratação para pacientes com sintomas leves da dengue. A informação foi confirmada por Maria Julia Piper, coordenadora da Atenção Básica, e por Grazieli Feriani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O prédio foi dividido em dois ambientes para fornecer atendimento aos pacientes com sintomas de covid-19 e dengue. Por meio da porta de acesso lateral, que serve de entrada direta para o auditório do prédio, pacientes ambulatoriais diagnosticados com dengue e que possuem prescrição médica serão recepcionados para a hidratação.

Para ser encaminhado e obter a prescrição, o paciente deverá procurar atendimentos nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). A dengue possui quatro classificações diferentes e as pessoas diagnosticadas com a forma mais branda da doença serão direcionadas ao CEU das Artes. "Aquele ambiente (CEU das Artes) servirá como uma extensão da Atenção Básica", comentou Grazieli Feriani.

Apenas pacientes de ESFs que não possuem estrutura para fornecer este serviço serão encaminhados ao CEU das Artes, segundo Maria Júlia Piper. Atualmente, as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) da Vila Vicentina e Vila Luiza, além do próprio Centro de Saúde, realizam a hidratação em pacientes com sintomas leves de dengue. "Este paciente encaminhado, ao invés de ir para a Santa Casa, deverá procurar o Centro de Hidratação. Os pacientes de dengue que estão bem, mas apresentam sintomas como desconforto, enjoo e não conseguem se hidratar via oral, irão para o CEU das Artes realizar a hidratação venosa", comentou.

O Centro de Hidratação funcionará das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. No entanto, a chegada dos pacientes deve ser feita com antecedência, para que seja possível realizar o procedimento antes do horário de fechamento da unidade. "Os pacientes da manhã podem procurar a unidade até 10h, enquanto que durante a tarde poderão chegar até 14h", informou a coordenadora da Atenção Básica.

Como forma de impedir o contato entre pacientes de covid-19 e dengue, foi colocada uma barreira física entre o auditório e o corredor de acesso aos demais consultórios.

Atendimento para covid-19

O Centro de Triagem e Testagem da Covid-19 continua em funcionamento no local, das 7h às 12h e das 13h às 16h. O atendimento é oferecido para pacientes que apresentarem sintomas gripais, como febre, tosse, coriza, falta de ar, entre outros.

O CEU das Artes está localizado na rua Olavo Bilac, número 124, em Presidente Venceslau.




Mais notícias






Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.