SETOR DE FISCALIZAÇÃO DE PRESIDENTE VENCESLAU PEDE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DESCARTE IRREGULAR DE LIXO

11/05/2022

Áreas verdes, pastos e pontos semelhantes são utilizados como locais de descarte irregular de lixo na cidade (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).

O setor de Fiscalização da Prefeitura de Presidente Venceslau chama a atenção da população para um problema constatado em diversos bairros da cidade. O descarte irregular de lixo e entulhos em terrenos e áreas verdes tem crescido no município, conforme informações apuradas junto ao setor.

Em imagens feitas pelo setor, é possível ver madeiras, plásticos, entulho e até mesmo vasos sanitários descartados em áreas irregulares. "Recebemos reclamações sobre mato alto e problemas semelhantes. Porém, os causadores da formação de criadouros de mosquitos transmissores da dengue são os entulhos e objetos jogados nestas áreas", comentou Bianca Marmol, chefe do setor de fiscalização.

Os terrenos com mato alto são notificados pelo setor competente e o serviço de limpeza é providenciado pelo Poder Público quando os proprietários não realizam a manutenção do espaço dentro do prazo. No entanto, outro problema acaba sendo constatado pela fiscalização. "Estamos notificando os terrenos com mato alto. Esses terrenos que são limpos, quando visitamos novamente, vemos entulho e lixo das residências", explicou.

Segundo a chefe do setor de fiscalização, a maioria dos bairros venceslauenses apresenta este problema, com pontos identificados no Paineiras, Jardim Ipanema e Residencial da Faive. Pontos próximos de áreas verdes, pastos e locais mais afastados, com características semelhantes, acabam sendo alvos desta prática. “Precisamos conscientizar. Não adianta apenas notificar terrenos e limpar se o descarte de itens continuar de maneira irregular”, pontuou.

Os carros abandonados em vias públicas da cidade também são notificados pelo setor de fiscalização. Em alguns casos, estes veículos também são usados como depósitos irregulares de lixo. "Primeiro, colocamos um aviso nos carros, só que na maioria das vezes, quando passamos de novo, vemos que as pessoas já arrancaram o papel", comentou Marmol.

Diante do problema, o setor competente entrou em contato com o Departamento Municipal de Trânsito para realizar o trabalho com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). "Conversamos com o setor de trânsito para solicitar o contato junto ao Detran, para que a notificação seja enviada diretamente ao dono", ressaltou a chefe do setor.

Seja em terrenos, áreas verdes ou veículos abandonados, o setor de fiscalização pede o apoio da população no combate ao descarte irregular de lixo e outros objetos, como forma de combater o avanço dos casos de dengue na cidade “Pedimos aos munícipes para que destinem o lixo de maneira correta, seja levando ao aterro sanitário ou por meio da coleta das sacolas de lixo, executada pelo setor competente da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Seaama)”, solicitou.

Serviço

Para fazer denúncias sobre mato alto, descarte irregular de lixo, veículos abandonados ou outros problemas semelhantes, os munícipes podem acionar a Ouvidoria Municipal ou ligar diretamente no setor de fiscalização. “Nossa preferência é de que faça o contato através da Ouvidoria Municipal para deixar a notificação documentada”, disse Bianca.

Os munícipes podem denunciar diretamente ao sistema da ouvidoria por meio do telefone 0800-013-5959 ou pelo site da Prefeitura (https://presidentevenceslau.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp).