Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt
+
[Nº do atalho]
Atalhos de navegação:
Atalhos para contraste do site:
Tamanho da fonte:
×fecharPacientes possuem a chance de compartilharem suas experiências de tratamento e histórias de vida (Fotos: Prefeitura de Presidente Venceslau).
Em razão da comemoração do Dia da Luta Antimanicomial, lembrado anualmente na data de 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial de Presidente Venceslau (Caps) realiza salas de espera sobre o tema, com o objetivo de proporcionar espaço de escuta e acolhimento aos usuários enquanto esperam consulta médica.
A atual coordenadora do Caps, Aline Escudeiro, informou que por meio do momento, os pacientes possuem a chance de compartilharem suas experiências de tratamento, histórias de vida, além de discutir sobre o que é loucura e como isso impacta em suas vidas "Além disso, eles puderam entender que são protagonistas de sua própria vida, ou seja, que não são definidos por um transtorno", comentou.
O dia 18 de maio é lembrado como um marco na luta contra os manicômios e hospitais psiquiátricos de longas internações que ofereciam tratamento desumanizado para pacientes psiquiátricos. "Infelizmente, nosso país tem uma trágica histórica psiquiátrica, uma vez que existiam muitos hospitais desse porte até os anos 1990", comentou a coordenadora.
Com o movimento antimanicomial, muitos hospitais fecharam e unidades do Caps foram abertas nos anos 2000 com o intuito de proporcionar um tratamento mais humanizado aos pacientes, no qual são inseridos na sociedade, morando em suas casas e com sua família, recebendo tratamento ampliado, de modo que o vejam como uma pessoa com direitos.
Serviço
O Caps de Presidente Venceslau está localizado na rua Maria Elzira Baruta Branquinho, número 340, no Conjunto Habitacional Azuma Futigami. O telefone para contato é o (18) 3271-3244.